Circuito Engaja Cidadão discute ética e cidadania

18 de novembro de 2020 - 15:21 # # #

“Ética e cidadania: valores do serviço público”. Esse foi o tema da 19ª edição do Circuito Engaja Cidadão, realizada nessa terça-feira (17/11) pelo Programa de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE). O evento foi transmitido pelos canais oficiais do órgão no Instagram (@sefazceara) e no YouTube (Sefaz Ceará).

O encontro contou com a participação do presidente da Comissão de Ética da Sefaz, Lúcio Flávio, e do diretor de contas de gestão municipal do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Cristiano Goes. O vídeo da conversa está disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=-VIg4hRpUoM

Lúcio Flávio iniciou a live destacando que o trabalho da Comissão de Ética tem com base o respeito ao servidor e como foco a educação e a cidadania. Ele reforçou também a importância do bom atendimento ao contribuinte. “Nosso trabalho é de conscientização. Entendemos que, já que a cidadania é feita com direitos e deveres, o servidor tem o dever de respeitar o contribuinte. É por meio da ética que o ser humano busca uma conduta mais ativa. Não uma ética apenas para si, mas em benefício ao próximo. É necessário repensar os atos e refletir sobre valores como respeito, integridade, tolerância, confiança, compromisso e responsabilidade”, sustentou.

O servidor do TCE, Cristiano Goes, ressaltou que há uma nova compreensão sobre o tema do debate. “Quando se fala em ética e cidadania, a gente lembra que a palavra ética vem do termo grego que significa caráter, mas também do termo romano que significa costumes. A sociedade vem evoluindo, não aceita mais questões que antes eram aceitas. Hoje, se exige que tenhamos governos voltados para o cidadão e para construir uma cidadania real, com direitos civis, políticos e sociais. Nós, como servidores públicos, devemos cotidianamente trabalhar para que a administração pública seja realmente uma administração gerencial, que exclua totalmente os traços do patrimonialismo, para que tenhamos a construção de políticas públicas realmente voltadas para o cidadão”, reforçou.

Goes elogiou ainda o trabalho da Secretaria da Fazenda. “A Sefaz é uma instituição ativa e organizada e, hoje, é referência em responsabilidade fiscal. É importante ressaltar as coisas boas que acontecem na administração pública brasileira, fazer com que sejam replicadas pelas demais instituições. Acho que isso é também fazer cidadania. Fazer com que as políticas públicas efetivamente aconteçam, que elas cheguem aos nossos cidadãos, levando serviços de qualidade como saúde, educação, assistência social e obras de infraestrutura”, observou.

Circuito de Lives Engaja Cidadão

O projeto Engaja Cidadão foi criado pelo Programa de Educação Fiscal para estes tempos de distanciamento social decorrente da pandemia novo coronavírus. Os vídeos são gravados e ficam à disposição dos usuários dessas redes sociais.

A iniciativa tem o objetivo de promover debates de temas como função social do tributo, orçamento público, educação para a cidadania, papel do servidor cidadão, juventude, protagonismo político, políticas públicas em época de pandemia, entre outros.