A liderança protagonista na gestão de pessoas é tema da 2ª edição online do Encontro de Gestores

9 de dezembro de 2020 - 18:19 #

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) e Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip), promoveu, nesta terça-feira (08/12), a segunda edição do Encontro de Gestores, em formato 100% digital. O evento contou com a palestra: “A liderança protagonista na Gestão de Pessoas, do professor Paulo Almeida, da Fundação Dom Cabral.

A coordenadora da Cogep, Dulce Ane Lucena, destacou que este momento foi realizado em parceria com a Fundação Dom Cabral. “O Encontro de Gestores tem o objetivo maior de facilitar um espaço de compartilhamento de informações, de troca de experiências e de alinhamento e posturas gerenciais que possam fazer a diferença na nossa Instituição.” Ela destacou ainda que o momento de integração fortalece a conexão entre os gestores e contribui para o alinhamento das equipes

O evento foi marcado por dois momentos. O primeiro com as apresentações do coordenador da Codip, Auler Gomes, e da coordenadora da Assessoria de Relações Institucionais (Arins), Germana Belchior. E, o segundo, com a palestra do professor Paulo Almeida e a abertura de salas temáticas para uma oficina de processo de liderança nas áreas.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, iniciou a fala lembrando que a Sefaz tem como missão melhorar a vida das pessoas, arrecadando com justiça e gerindo com excelência os recursos financeiros da sociedade. Ela ressaltou que o Encontro de Gestores é um dos momentos mais impactantes na gestão ao longo do ano. “Eu me sinto representada por cada um dos gestores da Sefaz, sei que é a Fernanda em cada lugar no estado do Ceará. Tenho muita honra e confiança por ter cada gestor na nossa equipe”, reforçou.

A gestora da Fazenda escolheu as palavras: gratidão e esperança, para representar a liderança engajada e inspiradora em tempos de crise. “A nossa gestão ficará na história, pois foi a que enfrentou a pandemia do Covid 19. Foi um ano extremamente desafiador, pois foi um fato que rompe com exatamente na nossa missão, na nossa capacidade de processar arrecadação. E, o estado do Ceará deu um show de sensibilidade e estivemos ao lado dos nossos contribuintes. Conseguimos ainda retomar a nossa economia e cumprir com todas as nossas obrigações com os servidores e fornecedores. Isso demonstra que fizemos uma gestão fazendária forte e séria”, enfatizou.

A secretária finalizou com a frase: “tenhamos esperança sim. Eu tenho uma profunda esperança e desejo de que nós estamos construindo uma Sefaz cada vez melhor. Mantenhamos a cabeça altiva, o coração presente e os valores direcionados para aquilo que acreditamos”, disse.

Planejamento

Em seguida, o coordenador da Codip, Auler Gomes, apresentou o diagnóstico da gestão fiscal do Ceará com a Metodologia de Avaliação da Maturidade e Desempenho da Gestão Fiscal (MD-Gefis), que avalia a performance na Gestão Fazendária e Transparência Fiscal; Administração Tributária e Contencioso Fiscal; e Administração Financeira e Gasto Público. Segundo a análise do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Sefaz alcançou uma nota geral, em 2020, de 6,5. Segundo ele, o objetivo do diagnóstico é subsidiar o planejamento com iniciativas e projetos de modernização, bem como estimular a adoção de procedimentos inovadores que aperfeiçoem a gestão fiscal do Estado e a cultura de avaliação de resultados.

“Este relatório é crucial para a Sefaz encontrar quais são os pontos onde tem maior oportunidade de melhorar a gestão e a situação fiscal do Estado e de dar um salto nos processos. E, consequentemente, entregar mais resultados para a sociedade, com o menor custo possível. Ele é um guia que nos permite identificar, como um raio x da Secretaria, o que precisamos priorizar nossas energias e nossos recursos para almejar o crescimento da gestão”, declarou o coordenador.

Comunicação

A coordenadora da Arins, Germana Belchior, mostrou o trabalho que vem sendo realizado na área de comunicação da Sefaz e evidenciou os resultados da Pesquisa de Percepção da Comunicação. De acordo com o diagnóstico, cerca de 89% dos servidores e colaboradores da Sefaz classificaram a comunicação interna feita pela equipe da Assessoria de Relações Institucionais como ótima ou boa. Quase 52% se sentem informados sobre os acontecimentos, ações e planos da gestão e 29%, muito informados.

Para a gestora, o resultado da pesquisa é positivo. “Se olharmos os dados, percebemos que o nosso público está, de modo geral, satisfeito com a comunicação da Sefaz, com os canais, com os produtos, o que é muito bom, pois é um trabalho que tem sido feito com muito engajamento e dedicação”, referenciou.

Ela citou ainda iniciativas comunicacionais que foram implementadas ao longo da gestão, como a nova Intranet, o Informativo Sefaz, as Listas de Transmissão com o Sefaz Comunica do WhatsApp e o Boletim Diário Sefaz (comunicados); e os canais de comunicação externa da Sefaz (Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, Site e Notícias Sefaz).

Durante a apresentação, Germana Belchior questionou os gestores com perguntas como: “qual o papel da comunicação organizacional?” e “qual o papel do gestor na comunicação?”. “Existem outras formas de comunicar além da comunicação institucional, como, por exemplo, as comunicações entre setores, com os colegas e, também, gerencial. O gestor tem um papel fundamental para levar essa comunicação viva, por meio do afeto, do olhar e da empatia. Todos nós somos agentes ativos da comunicação fazendária”, afirmou. Ela finalizou falando do novo projeto Diálogos Fazendários, do qual a secretária realiza visitas às unidades da Sefaz para ouvir e ter um momento de troca com os servidores e colaboradores fazendários.

Liderança

O professor da Fundação Dom Cabral, Paulo Almeida, observou que, hoje, há muitas formas e alternativas de como liderar, e pontuou duas formas: liderar adaptativamente e olhar para as pessoas, que, segundo ele, é cada vez mais necessário; e liderar no virtual, olhando para esse novo normal que veio para ficar.

“Em média, 60% dos gestores falam que a pessoa que mais influência em seu estilo de liderança foi o seu primeiro líder. Então, quando a pessoa assume uma posição de liderança, há uma lupa sobre ela observando a forma que fala, se veste, se comporta, como conduz o trabalho e se é motivador e inspirador. O líder tem a capacidade e a autonomia de fazer a diferença”, disse o palestrante.

Durante a palestra, o pesquisador explicou que a liderança individual adaptativa é um processo interativo que envolve três atividades principais: primeiro, observar eventos e padrões ao seu redor; segundo, interpretar o que se observa, desenvolvendo várias hipóteses sobre o que realmente está acontecendo; e terceiro, projetar intervenções baseada nas observações e interpretações para enfrentar o desafio adaptativo que foi identificado. Ele afirmou ainda que os desafios são complexos e exigem o desaprender, reaprender e aprender.

Após momento interativo com os participantes, os secretários executivos Liana Machado, Fabrizio Gomes e Sandra Machado deixaram suas mensagens de agradecimento e reconhecimento aos gestores pelos desafios vividos e superados ao longo do ano.