Alunos estaduais da Região de Acaraú participam do VII Concurso Regional de Educação Fiscal

11 de dezembro de 2020 - 14:50 #

A Educação Fiscal foi tema da sétima edição do concurso de redação promovido pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (Crede 3), em Acaraú, vinculada à Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-Ce). A iniciativa contou com o apoio da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-Ce) e do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf-Ce). Com o tema “Educação Fiscal – um caminho para o exercício da cidadania”, a seleção teve a participação de alunos de escolas públicas estaduais, do 3º ano do ensino médio, localizadas nas cidades de Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco e Morrinhos.

Segundo Erlane Muniz, articuladora de gestão da Crede 3, esta edição do concurso, que anualmente estimula o aprendizado em educação fiscal, vem consolidar o trabalho construído. “Foram realizadas 71 oficinas virtuais para o estudo do tema, ao longo dos meses de agosto a outubro, contando com a participação de 789 alunos. Mesmo com as dificuldades pelo momento de pandemia que atravessamos, foi mais um ano de sucesso”, comemora.

Alunos e professores premiados

Com os prêmios doados pelo Sintaf, alunos e professores foram agraciados, em evento realizado no dia 10 de dezembro, restrito à participação dos vencedores, com smartphones e tablets, respectivamente. Dividido em três categorias, o concurso segue os parâmetros de correção da redação do Enem, garantindo a preparação dos alunos para o exame nacional, ao passo que dissemina a cidadania fiscal.

Os premiados em cada modalidade foram:

Escolas Indígenas: aluna Margarida Holada, da Escola Tremembé José Cabral de Sousa, no município de Itarema, e seu professor Francisco Elisnaldo de Sousa;

Escolas Profissionais e Escolas de Tempo Integral: Maria Leirivane Viana e seu professor Robson Oliveira da Silva, da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Valdo Vasconcelos Rios, localizada também em Itarema;

Escolas Regulares: discente Nifaeli Milane de Andrade, da Escola profª Marieta Santos, em Bela Cruz, e professora Ana Lúcia Araújo Santos.
PEF Ceará.

Para a gestora do Programa de Educação Fiscal – PEF Ceará, Imaculada Vidal, a Crede tem sido um exemplo de trabalho sistematizado na disseminação da cidadania fiscal. “Estamos diante de frutos colhidos por um trabalho muito bem elaborado pela equipe, especialmente a Erlane Muniz e o grupo de professores que acreditam na proposta de transformação social que a educação fiscal traz”, analisa.

Imaculada Vidal destaca que o grande diferencial da regional de Acaraú é um trabalho forte de base que envolve gestores, técnicos e professores. “Os resultados são claramente percebidos pela qualidade dos trabalhos e reflexões apresentadas pelos estudantes. Fica muito evidente que a mensagem acerca do empoderamento dos atores sociais é apreendida pelos alunos”, finaliza.