Servidores e colaboradores do Contencioso Administrativo Tributário (Conat) da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) ofereceram, nesta terça-feira (26/01), um café da manhã para cerca de 50 pessoas em situação de rua que vivem no entorno da sede principal da Instituição, no Centro. Foram entregues kits contendo sanduíches, café, suco, achocolatado, bolo, água e iogurte.
A ação dá continuidade ao projeto Café Solidário, que vem, desde 2019, alimentando moradores de rua todas as terças-feiras. A iniciativa desta manhã contou com o patrocínio do cantor Waldonys e com o apoio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS), que disponibilizou uma equipe para orientar as pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas sobre as políticas públicas de acolhimento, tratamento e reinserção social. Também foram fornecidas informações sobre a emissão de documentos e distribuídos itens como máscaras, álcool em gel, sabonete líquido e preservativos.
A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, elogiou a iniciativa solidária da equipe do Conat e disse que a vivência foi muito gratificante. “O momento encheu os nossos corações, fez com que reavivássemos a nossa missão que é melhorar a vida da nossa população. Nós, servidores da Secretaria da Fazenda, não podemos perder isso de vista e devemos fortalecer, cada vez mais, nosso papel enquanto servidor cidadão”, ressaltou.
Para a presidente do Contencioso, Francisca Marta de Sousa, uma das organizadoras do projeto, a atual pandemia requer a união de esforços para ajudar os mais vulneráveis. “A ação do Conat cria um espaço para que pessoas que moram nas ruas do Centro, esquecidas, sem abrigo, possam tomar um café da manhã semanalmente, receber doações de mantimentos, ter atendimento de saúde básica, receber um sorriso sincero. Parece um gesto pequeno, mas, com certeza, é grande em exemplo, e abre uma esperança naqueles que são acolhidos”, afirmou.