Sefaz liberou mais de 62 mil pedidos de inscrição estadual em 2020

2 de fevereiro de 2021 - 17:28 # # # #

Raquel Mourão - Texto

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) fechou 2020 com 62,5 mil pedidos de inscrição estadual liberados. Desses, cerca de 58 mil foram autorizados em até 72 horas. Isso significou mais agilidade e menos burocracia na abertura das empresas, dispensando a necessidade de deslocamento às unidades da Sefaz para ingresso no Cadastro Geral da Fazenda (CGF).

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, comemorou os resultados. Para ela, a inovação foi um ganho para os empreendedores cearenses. “A inscrição estadual virtual foi um golaço. Veio para facilitar a vida dos contribuintes. Hoje, o Ceará é o segundo estado mais ágil na concessão da inscrição estadual”, ressaltou.

A gestora da Sefaz destacou que o processo para abertura de empresas vai ficar ainda mais simplificado com o Programa CNPJ Único, ainda em fase de implantação, mas que promete revolucionar o ambiente de negócios no Estado. “Passaremos a adotar como inscrição estadual no Ceará o próprio CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). Estamos correndo para avançar nesse projeto que tem o apoio da Receita Federal”, informou.

O titular da Coordenadoria de Atendimento e Execução da Secretaria, Raimundo Frutuoso Júnior, disse que o ano de 2020 foi muito proveitoso e que a pandemia acabou acelerando alguns projetos que estavam em estudo. “Um deles é o CNPJ Único. Foi editada uma portaria (nº 027/2021) que dá 60 dias para fazermos um planejamento estratégico para implementação dessa novidade”, disse.

Segundo o gestor, a parceria inovadora com a Receita Federal vai diminuir os custos de transação para as empresas e incentivar a instalação de novos negócios no Ceará. “Estamos trabalhando arduamente para que essa novidade seja alcançada rapidamente”, afirmou.