Sefaz promove palestras sobre saúde mental e espiritualidade
26 de março de 2021 - 15:30 #Espiritualidade #Qualidade De Vida #Raquel #Saúde Mental
Raquel Mourão - Texto
A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep) e com o apoio da Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários (Cafaz), promoveu, na última quarta-feira (24/3), o seminário virtual Programa Saúde e Qualidade de Vida (PSQV), com o tema Vida, Espiritualidade e Saúde Mental. Cerca de 130 servidores e colaboradores assistiram às palestras da psicóloga Cristina de Oliveira e do frei Wilter Malveira.
O encontro também contou com a participação das gestoras fazendárias Sandra Machado (secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna) e Dulce Ane Lucena (titular da Cogep); da presidente da Cafaz, Ivany Gomes; e da psicóloga do Laboratório Social e Resiliência da Sefaz, Cláudia Meneses, que conduziu a atividade.
A secretária Sandra Machado disse que o momento era de profunda reflexão. “Estamos sendo convidados a olhar para o nosso interior, para o que realmente importa, não somente para quem somos, mas, principalmente, para quem seremos depois que tudo isso passar, porque vai passar. Isso é uma crise e a crise tem três características essenciais. Ela é dilacerante e nós todos estamos sentindo isso. É inevitável quando se instala, mas, tem uma boa notícia, ela é temporária”, ressaltou, acrescentando que a pandemia pode ser uma oportunidade de aprendizados.
Compartilhando do mesmo pensamento, Dulce Ane Lucena afirmou que, em tempos de crise, é preciso ser resiliente. “É um movimento que parte primeiro de cada um de nós. O que nós selecionamos ouvir, vivenciar neste dias difíceis, desafiadores, mas que tem trazido um aprendizado para nós. O autocuidado é a fala que eu deixo aqui hoje, o cuidar de si. Comparo com um abraço que a gente precisa dar na gente todos os dias”, expressou.
Cláudia Meneses destacou a necessidade de se trabalhar a espiritualidade nestes tempos de pandemia. “Precisamos muito estar ricos de esperança. Medo, todos nós temos. Mas agora a gente precisa de coragem, coragem para sermos mais resilientes, pensar que isso realmente vai passar, e que possamos tirar ensinamentos deste momento”, comentou.
Segundo a presidente da Cafaz, quanto mais desenvolvida for a espiritualidade de uma pessoa, menor é o medo que ela sente. Para exemplificar, Ivany Gomes contou a experiência dela com a doença do marido, já falecido. Ela também salientou que a entidade está preparada para oferecer o melhor acolhimento aos associados neste período de pandemia.
A psicóloga e tanatóloga Cristina de Oliveira explicou o conceito de saúde mental e disse que esse estado de bem-estar é tão importante quanto a saúde física. Ela também falou sobre os fundamentos básicos da Tanatologia e fez reflexões sobre a vida e a morte. Segundo a especialista, esse ramo da ciência está ligado à busca do viver bem e à sabedoria para aprender a se sentir feliz.
Cristina Oliveira destacou a necessidade de uma educação psicológica para a vida e para as perdas. De acordo com ela, ao compreender a impermanência da existência, a pessoa pode se preparar melhor para a vida, aproveitando a oportunidade para evoluir.
A palestra do frei Wilter Malveira também teve como foco a saúde mental e a espiritualidade. Ele citou comportamentos que podem prejudicar o estado emocional. Entre as atitudes, destacou: “preocupar-se em excesso com o futuro; avaliar-se de forma negativa; tentar agradar sempre as pessoas; não gerenciar o seu tempo; pensar em demasia no passado; omitir suas emoções; cobrar-se excessivamente; e não ter hobbies e lazer.”
O religioso também ressaltou a importância de cultivar e nutrir a vida espiritual. “No caminho espiritual, a reflexão e a oração andam juntas, de mãos dadas. Tanto a reflexão quanto a oração necessitam de certo distanciamento exterior para ganhar constância. A busca espiritual é um caminho de inteireza e completude, mas também de perda e desapego. A espiritualidade é como uma obra de arte que precisa ser esculpida”, afirmou.