Sefaz lança atendimento por videoconferência nesta segunda-feira (3/5)

1 de maio de 2021 - 11:43 #

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) lança, nesta segunda-feira (3/5), uma plataforma de atendimento ao público por videoconferência. O novo serviço chega para facilitar a rotina dos contribuintes neste contexto de pandemia, em que as atividades presenciais do órgão estão suspensas, com exceção dos postos fiscais.

O atendimento será voltado, inicialmente, para demandas relacionadas ao Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCD), cadastro, nota fiscal avulsa e regimes especiais (fiscalização e controle; lagosta, camarão e pescado; castanha de caju, pedúnculos e líquido de castanha de caju; borra, cera bruta e pó de carnaúba; couro e pele). Para ter acesso ao serviço virtual, o contribuinte deve ligar para o Plantão Fiscal, no telefone (85) 3108-2200, e fazer o agendamento (opção 7 da gravação) no horário de 8h às 12h e 14 às 18h.

A ligação será encaminhada para um atendente que dará opções de datas e horários para o atendimento remoto. Na sequência, será preenchido um formulário sobre a demanda. Depois, o contribuinte receberá um email com o link para entrar na sala virtual no dia e hora marcados. A sessão com o servidor fazendário ocorrerá via Google Meet e terá duração máxima de 30 minutos.

“O atendimento por videoconferência veio pra ficar e a tendência é que, em médio prazo, ele substitua, no que puder, o atendimento presencial. É mais um canal que a Sefaz está abrindo para os cidadãos”, disse Wilton Bessa, orientador da Célula de Atendimento da Coordenadoria de Atendimento e Execução da Sefaz.