Projeto “Sefaz 185 anos” é lançado durante Semana da Educação Fiscal 2021
26 de maio de 2021 - 11:02 ##SefazCE #MemorialSefaz #Cultura #185anos
Raquel Mourão - Texto
A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) lançou, nesta quarta-feira (26/5), durante a Semana da Educação Fiscal 2021, o projeto “Sefaz 185 anos”, em comemoração ao aniversário do Fisco Estadual, que ocorrerá no dia 26 de setembro. Para marcar a estreia, foram feitas publicações nas redes sociais da Secretaria sobre a iniciativa, com destaque para o relato do servidor Gerson do Vale acerca da trajetória dele na instituição. O depoimento do fazendário inaugurou a série #façopartedessahistoria, cujas postagens serão publicadas todo dia 26 do mês até setembro.
Segundo a coordenadora de Relações Institucionais da Sefaz, Germana Belchior, a ideia do “Sefaz 185 anos” é realizar, até setembro, várias ações de preservação da memória fazendária. “É muita história para contar. Estamos estruturando o Centro de Memória da Fazenda, e, para divulgá-lo, está previsto o lançamento de uma sala de exposição na sede I da nossa Secretaria e a publicação de uma nova edição do livro sobre a história da Secretaria da Fazenda.”
A gestora também conta que foi criada uma comissão, formada por servidores da Sefaz, de instituições que representam os servidores fazendários e Secretaria de Cultura, para discutir sobre o processo de concepção do Memorial. O grupo se reúne semanalmente e produz encaminhamentos a partir de um cronograma de planejamento e acompanhamento das etapas de cada ação.
“O Centro de Memória da Sefaz será um espaço que possibilitará pensarmos juntos com a sociedade, de forma ampla, crítica e afetiva, a história da Sefaz, seus valores e visões de mundo, mobilizada pela cidadania fiscal, solidariedade e transformação social. O Memorial busca contribuir como um espaço de diálogo, comunicação e educação”, disse Germana Belchior.
Memória viva
Para a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Fazenda, Sandra Machado, é preciso preservar e valorizar a memória institucional. “Celebrar os 185 anos da Sefaz é celebrar a própria história do Ceará. É de fundamental importância que mantenhamos viva a memória de todos aqueles que, em momentos distintos e com recursos diferenciados, conseguiram pavimentar o caminho para comemorarmos hoje esta data.”
A secretária também falou sobre a institucionalização do Centro de Memória. “Será um espaço definitivo de resgate da nossa história. É urgente um olhar para tudo o que fomos, porque isso define quem somos e seremos nos próximos anos. O trabalho de preservação da memória institucional, nesse contexto, reflete a imprescindível contribuição da Sefaz na consolidação do nosso Estado.”