Secretária ressalta propósito de servir ao público em carta para candidatos ao concurso

26 de maio de 2021 - 17:47

Raquel Mourão - Texto
Valmir Júnior - Foto

A titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), Fernanda Pacobahyba, escreveu carta para os candidatos ao concurso público do órgão, cujo edital foi publicado na última sexta-feira (21/5). No texto, a gestora destaca o papel social transformador do servidor público e também fala sobre os valores organizacionais da Sefaz

“Nossa Sefaz-CE completará 185 anos em 2021 e sua história se confunde com a própria história deste Estado. Tem por missão, na atualidade, ‘melhorar a vida das pessoas, arrecadando com justiça e gerindo com excelência os recursos financeiros da sociedade’. Sim, a perspectiva de transformar para melhor a vida de cada um de nossos cidadãos, a justiça e a excelência nos engajam profundamente”, ressaltou a secretária. 

Na opinião da secretária, quem opta pelo serviço público não deve ser guiado unicamente pelos salários ou estabilidade, mas por um propósito de impactar positivamente a vida da população cearense. “Todo servidor público deve ter conexão direta com a coletividade que escolheu servir. E melhorar a vida das pessoas, em um país tão desigual, deve ser ação diária e incansável, buscada com intensidade antes de qualquer deleite individual.” 

Concurso

São 94 vagas de nível superior, distribuídas entre os cargos de Auditor Fiscal (50), Auditor Fiscal Jurídico (20), Auditor Fiscal Contábil-Financeiro (13) e Auditor Fiscal de Tecnologia da Informação (11). O salário inicial é de R$ 16.045,30 para uma carga horária de 40 horas semanais. 

 O certame será dividido em três fases. A primeira terá provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos para todos os candidatos. Na segunda etapa, composta de prova discursiva de conhecimentos específicos, os participantes terão de responder duas questões e um estudo de caso. Essas duas primeiras fases terão caráter eliminatório e classificatório. 

Já o terceiro e último ciclo será de prova de títulos para os candidatos aprovados nas etapas anteriores, com caráter exclusivamente classificatório. Haverá ainda uma avaliação biopsicossocial para os concorrentes às vagas destinadas às pessoas com deficiência e um procedimento de heteroidentificação para os candidatos que se autodeclararem negros. Ambos precisam ter sido classificados no concurso.

 As inscrições poderão ser feitas no período de 7 a 28 de junho pelo site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), empresa organizadora do concurso. O valor da taxa é de R$ 180,00. 

Clique aqui para ver o edital.