Mais de 8 mil candidatos realizaram provas para o concurso da Sefaz-CE

16 de agosto de 2021 - 17:16 #

Natália Coutinho - Texto

Em clima de tranquilidade, um total de 8.234 candidatos do concurso da Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE) realizou provas nesse domingo (15). Seguindo os protocolos de combate à Covid-19, o certame foi aplicado em 40 locais de Fortaleza, das 8h às 12h30 e das 15h às 19h. No primeiro turno, foram realizadas as avaliações objetivas e no segundo, as provas discursivas. São 94 vagas de nível superior, sendo 69 para provimento imediato e as restantes para cadastro de reserva.

De acordo com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), a seleção da primeira e segunda etapas do concurso foram realizadas sem intercorrências e conforme o esperado. A banca contratada para seleção publicou ainda que a divulgação do gabarito oficial preliminar dos exames objetivos e do padrão preliminar de respostas da avaliação discursiva está previsto para o dia 17 de agosto e os recursos poderão ser interpostos até o próximo dia 19.

Cargos

Joel Alcântara, de Maceió (AL), foi um dos candidatos que veio a Fortaleza para concorrer ao cargo de Auditor Fiscal Jurídico. “A expectativa é boa, pois tenho me preparado para esse momento. Então, espero me sair bem nas provas”, declarou antes das avaliações objetivas do certame. Para o posto de Auditor Fiscal Jurídico, são 20 oportunidades, sendo três para a ampla concorrência, uma para deficiente, uma para negros/negras e 15 vagas para cadastro de reserva.

Pleiteando o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual, Érika Araújo da Silva, carioca, mas residente em Fortaleza há 20 anos, disse ter realizado uma boa prova no período da manhã. “Espero passar, tenho boas expectativas”, reforçou. O certame oferece 50 vagas para o cargo, das quais 37 serão destinadas à ampla concorrência, três a pessoas com deficiência e dez a pessoas negras.

Também foram realizadas provas para o cargo de Auditor Fiscal Contábil-Financeiro que conta com 13 vagas, sendo três destinadas à ampla concorrência e dez vagas para cadastro de reserva. Já para o posto de Auditor Fiscal de Tecnologia da Informação há 11 vagas, com oito para ampla concorrência, uma para deficiente e duas para participantes negros. O salário inicial, para todos os cargos, é de R$ 16.045,30 para carga horária de 40 horas semanais.

Boas-vindas

A secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Pacobahyba, visitou a parte externa de alguns locais de prova para desejar boa prova aos candidatos. “É um dia histórico para a Secretaria da Fazenda, depois de 15 anos sem concurso público para a instituição. Agradeço a todas as pessoas da Sefaz que compõem a comissão do concurso e ao governador Camilo Santana pela oportunidade e por acreditar sempre na nossa gestão, no serviço público e na classe fazendária. Meu agradecimento também aos nossos candidatos que acreditam na nossa causa e que querem estar conosco”, destacou.

Ela garantiu ainda que foram seguidas todas as orientações do Governo do Ceará para evitar a disseminação do Coronavírus. “Esse concurso está sendo realizado de uma forma totalmente diferente, em um momento de pandemia. Então, todos os cuidados foram observados e seguidos. Sabemos dos desafios, principalmente dos concurseiros que vieram de outros estados. Desejamos que todos se sintam bem recebidos”, afirmou a gestora da Fazenda do Ceará.

Concurso cidadão

Fernanda Pacobahyba ressaltou ainda que esse certame foi pioneiro, democrático e transparente. “Foi o primeiro processo seletivo que trouxe a educação fiscal no conteúdo programático. A única coisa que pode realmente ser transformadora e nos fazer alcançar outro patamar no País se chama educação. Precisamos arrecadar com justiça, dar visibilidade às políticas públicas, e a educação fiscal tem esse sentido de fazer essa concatenação de ideias na construção de uma sociedade melhor”, salientou a titular da Sefaz.

O concurso da Sefaz também foi o primeiro realizado no Ceará com a destinação de 20% das vagas para pessoas autodeclaradas negras, conforme a política afirmativa prevista na Lei de Cotas Raciais, sancionada pelo governador Camilo Santana em 25 de março deste ano. O processo seletivo garante também 5% das vagas para pessoas com deficiência. “Quanto mais diversa a Sefaz for, mais ela estará refletindo essa sociedade que ela almeja servir, a que ela deve servir. Então, é superimportante que nós tenhamos negros, pessoas com deficiência, mulheres, LGBTQI+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transsexuais, queer e outros grupos de gênero e sexualidade), gente das mais diversas possibilidades. A gente fica muito feliz de ser o primeiro concurso do Estado que traz essa possibilidade”, enfatizou.

A titular da pasta contou ainda que recebeu diversas mensagens pelo Instagram parabenizando a comunicação transparente, clara e direta com os candidatos. “Além da divulgação feita pelo Cebraspe, a Sefaz também intensificou o diálogo com os concurseiros. Dessa forma, trouxemos todas as informações e novidades de forma aberta e também buscamos proporcionar motivação, apresentando aos candidatos depoimentos de servidores de cada cargo oferecido. Ou seja, abrimos nossas janelas para mostrar o nosso trabalho que desempenhamos com tanta dedicação e responsabilidade”, frisou.

Última etapa

A seleção é dividida em três fases. Nesse domingo, foram realizadas duas etapas: a primeira, com as provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos, e a segunda, composta de prova discursiva de conhecimentos específicos. Já o terceiro e último ciclo será de prova de títulos para os candidatos aprovados nas etapas anteriores, com caráter exclusivamente classificatório.

Haverá ainda uma avaliação biopsicossocial para os concorrentes às vagas destinadas às pessoas com deficiência e um procedimento de heteroidentificação para os candidatos que se autodeclararem negros. Ambos precisam ter sido classificados no concurso.