Sefaz adere à campanha Setembro Amarelo e prédio-sede ganha iluminação especial

14 de setembro de 2021 - 14:00 #

Raquel Mourão - Texto
Márcio Morais - Foto

Quem passar à noite pela sede principal da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) – na avenida Alberto Nepomuceno, nº 2, Centro – poderá ver o prédio iluminado com a cor da campanha Setembro Amarelo. A ação, implementada nessa segunda-feira (13), é uma forma de alertar sobre a prevenção do suicídio e a valorização da vida.

Dados do Ministério da Saúde revelam que cerca de 13 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos no Brasil. Aproximadamente 97% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias.

Para a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, o assunto é delicado e precisa ser discutido. “Entendemos que é importante colocar o tema da saúde mental na agenda da nossa instituição. Precisamos acolher as pessoas que estão passando por problemas emocionais e identificar os sinais de alerta. O sofrimento do outro não pode ser visto como drama, vitimismo, falta de fé ou preguiça. A prevenção ao suicídio deve ser uma responsabilidade de todos. Com uma escuta carinhosa e atenta, podemos salvar vidas”.

A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, Sandra Machado, disse que o órgão vem desenvolvendo ações voltadas para o bem-estar dos servidores e colaboradores fazendários. “A Fazenda é uma instituição que, há tempos, cuida da sua equipe. Dispomos de um serviço psicossocial que faz atendimento, acompanhamento e promove encontros, palestras e seminários, como parte do nosso calendário permanente. É importante ressaltar que o cuidado com a vida é um exercício de natureza contínua, deve ser diário”.

Webinário

Também em alusão ao Setembro Amarelo, a Secretaria da Fazenda vai promover, nesta quarta-feira (15), às 15h, a 24ª edição do Conecte-se Online, com o tema “Os impactos do ambiente interno e externo na construção do ser”.

O webinário, que abordará o autocuidado e a valorização da vida, contará com a palestra do padre e psiquiatra Rino Bonvini e a mediação da secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba. A psicóloga e servidora fazendária, Cláudia Maria de Menezes, atuará como debatedora. O evento será transmitido pelo YouTube da Sefaz.

Como obter ajuda

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza uma rede de atendimento gratuito para a população. Quem precisar de cuidados pode procurar, no município em que mora, unidades básicas de saúde, como os postos e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Na rede pública estadual, os usuários podem ter acesso ao ProVida, plantão psicológico gratuito online, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O atendimento é realizado pelo WhatsApp (85 98439-0647) ou pelo chat dos sites da Secretaria da Saúde e do Governo do Ceará.

Outra alternativa é o Centro de Valorização da Vida (CVV) que presta serviço gratuito de apoio emocional. Para conversar com um voluntário, basta ligar para o telefone 188, que funciona 24 horas. Também é possível entrar em contato com o CVV por email ou chat. Para isso, basta acessar o site da instituição: www.cvv.org.br.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é a campanha mundial de prevenção ao suicídio. No Brasil, o movimento foi criado em 2014 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV). Neste ano, as ações têm como tema “Agir salva vidas”.