Culto ecumênico celebra 185 anos da Sefaz
30 de setembro de 2021 - 10:27
Raquel Mourão-Texto
A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) realizou, nessa quarta-feira (29), uma celebração ecumênica virtual em comemoração aos 185 anos do órgão. O culto contou com a participação do padre Dom Gabriel do Amaral, do pastor Mário Levy e do espírita Nilton Sousa. Transmitida pelo canal da Sefaz no YouTube, a live reuniu dezenas de servidores e colaboradores fazendários.
A secretária executiva da Receita da Fazenda, Liana Machado, saudou a todos e destacou a programação de aniversário do órgão. “Estamos em festa. Ontem, comemoramos o Dia do Fazendário. Estamos comemorando os 185 anos da Sefaz. Tivemos a reinauguração do Memorial da Fazenda, que conta a história da Sefaz, do Ceará e também de cada um de nós. É com alegria que trazemos este momento de transcendência em que manifestamos nossa gratidão a Deus.”
A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, Sandra Machado, agradeceu às equipes que organizaram os eventos comemorativos e ressaltou a importância de valorizar a comunidade fazendária. “Esta celebração ecumênica busca integrar e homenagear todos os servidores e colaboradores da Sefaz. Essa integração tem sido feita principalmente buscando resgatar a nossa memória, trazer para perto essas pessoas que nos antecederam nessa caminhada, que construíram esse lugar onde hoje estamos ancorados.”
O pastor Mário Levy deu ênfase à passagem bíblica na qual Mateus abandona a profissão de coletor de impostos do Império Romano, na época hostilizada pela sociedade, para seguir Jesus. “Mateus deixou a coletoria, que, naquele contexto, não no contexto de vocês, queridos fazendários, era o seu embaraço, era aquilo que o distanciava de Deus, que o colocava numa posição de marginalidade. Ele deixa o pecado para trás e passa a seguir. (…) Se a gente vai conseguir ou não são outros quinhentos, mas pelo menos que a nossa intencionalidade seja este seguir o propósito maior que é Jesus.”
O orador espírita Nilton Sousa aconselhou os servidores a sempre buscar a companhia de Cristo. “Em qualquer iniciativa, qualquer procedimento, qualquer processo, qualquer atividade profissional, familiar, de convivência diária, oremos a Jesus pedindo a ele inspiração, pedindo direção para que o nosso proceder seja reto com ordem e decência, a fim de que a repercussão espiritual do que eu faço possa menos ferir e muito mais alegrar, menos ferir e muito mais edificar o outro.”
Dom Gabriel do Amaral também falou sobre a necessidade da presença de Deus no cotidiano. “Que cada um coloque essas palavras que foram proferidas pelos pastores e por este servo que vos fala no coração. E quando estiver cansado, lembrar de Jesus, olhar para a cruz e lembrar que foi por amor que ele nos serviu. E é por amor que a gente deve servir ao mundo e ir até o fim. Não ir só pela metade, porque amor que é amor é eterno. Amor não é só pela metade. Amor vai até o fim.”
A live foi embalada por cânticos religiosos, na voz de Mário Walraven.
Confira aqui o video completo do culto ecumênico.