Fazenda é pioneira no projeto de engajamento no setor público com apoio do Íris

22 de outubro de 2021 - 14:29 #

Amélia Gomes - Ascom Laboratório de Inovação Íris - Texto

Uma equipe engajada produz um ambiente saudável e propício a prestação de melhores serviços para a sociedade. Para compreender o nível de engajamento dos servidores, a Secretaria da Fazenda do Ceará lançou, nesta quinta-feira (21/10), a pesquisa “Engajamento no Trabalho”. A iniciativa é realizada em parceria com o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará e o Instituto Gesto, a partir de um estudo desenvolvido pela Kayma Brasil. 

Nesta primeira etapa, a pesquisa será aplicada junto a gestores do órgão, público considerado estratégico pelo impacto que tem junto a suas equipes, com perguntas sobre ambiente e rotina de trabalho, comunicação, motivação, idade, raça, escolaridade, gênero e outros assuntos. 

O projeto irá estimular práticas inovadoras para potencializar o bem-estar dos profissionais e os resultados da Sefaz. Entre os objetivos da pesquisa, estão: capacitar e engajar equipes, implementar ações e gerar resultados. Conforme reforça a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba: “Vamos realizar esse trabalho com nossos gestores para desenvolver ferramentas de engajamento. Neste primeiro momento, fazendo análise de percepção, escutando as pessoas, de forma que isso venha a se desdobrar em ações dentro da secretaria”.

Jessika Moreira, coordenadora-geral do Íris, ressalta que o laboratório fomenta o uso de dados no setor público, a fim de tornar a tomada de decisões mais precisa e assertiva. ” A partir do piloto na Sefaz, poderemos identificar as oportunidades e encontrar formas de engajar as equipes, gerando ambientes mais inspiradores e seguros e, consequentemente, uma entrega de melhores serviços aos cidadãos”, afirmou. 

Serão selecionadas e estruturadas ações e experimentos pelo grupo de trabalho do projeto e essas serão aplicadas para potencializar os resultados e o engajamento na Secretaria da Fazenda. Conforme explica Camila Nonaka, gestora de projetos do Instituto Gesto, por meio da pesquisa será entendido o nível de engajamento das lideranças da Sefaz. “Temos dois propósitos: institucionalização do que já funciona muito bem e melhoria dos processos que não estão tão bem ainda. Isso vai ter muito impacto no dia a dia da Sefaz, porque vai trazer um ambiente de trabalho mais acolhedor, mais propício à inovação, com servidores melhor acolhidos”, reforça Camila.

Engajamento e pertencimento na organização

A iniciativa foi lançada durante a 26ª edição do Conecte-se Online, com o tema “Engajamento e pertencimento na organização”. A diretora da Kayma Brasil, Thais Gargantini, e a coordenadora-geral do Íris, Jessika Moreira, participaram do encontro como palestrantes. O evento contou ainda com a mediação da secretária Fernanda Pacobahyba, e participação da secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, Sandra Machado.

Thais Gargantini apresentou o processo do trabalho da pesquisa, reforçando: “Quanto mais pessoas engajadas no serviço público a gente tiver, mais potência e mais movimento a gente vai conseguir ter no nosso país”. 

A transmissão está disponível no Youtube da Sefaz Ceará – clique aqui e acesse.

Guia para Engajamento

A pesquisa é uma das etapas do Guia Prático para Engajamento de Equipes, ferramenta para apoiar políticas estratégicas de gestão de pessoas no setor público, com foco na capacitação de lideranças. O guia é uma realização das seguintes instituições: Fundação Lemann, Fundação Brava, Instituto Humanize e República.org, com a parceria técnica da Kayma e da Universidade Duke.

Confira o Guia completo aqui.