Fazenda comemora Dia do Servidor Público com palestra sobre ética

29 de outubro de 2021 - 11:14 #

Raquel Mourão - Texto

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) realizou, na tarde dessa quarta-feira (27/10), no auditório do órgão, a terceira edição do evento “Ser Fazendário”, em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado nesta quinta-feira (28/10). O encontro, que reuniu cerca de 200 participantes, contou com a palestra da professora de Filosofia, Lúcia Helena Galvão, que teve como tema “Dilemas da Ética e o Ideal de Servir ao Público”. Na ocasião, vinte servidores também foram homenageados com a Medalha Mérito Fazendário 2020/2021″. A cerimônia também foi transmitida no YouTube Sefaz Ceará pelo link https://www.youtube.com/watch?v=wyEgGHoeVy0 .

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, disse que o evento tem a finalidade de resgatar a essência do servidor da Sefaz. Ela relembrou que as duas primeiras edições também abordaram a questão da ética. A primeira teve como palestrante o historiador Leandro Karnal e a segunda, o consultor Oscar Motomura. “Não queremos inovar nessa temática porque acreditamos vivamente que tratar de ética é uma discussão interminável. Por nos reconhecermos imperfeitos enquanto seres humanos, há sempre conteúdo para a gente aprender e reaprender. Valores e virtudes precisam ser semelhantes a remédio homeopático. A gente precisa reforçar isso na vida da gente.”

A professora Lúcia Galvão trouxe reflexões sobre a existência humana e destacou a importância de servir. “Recentemente, vi um paleontólogo falar que a razão da sobrevivência do Homo sapiens não foi saber manejar ferramentas nem ter um cérebro maior do que os hominídeos antecessores, mas a sua capacidade de colaboração, ou seja, de trabalhar em conjunto com membros desconhecidos da comunidade. Sobrevivemos e estamos aqui porque os nossos antepassados souberam colaborar, souberam servir, não a si próprios, mas a sua comunidade, na luta pela sobrevivência.”

Ela chamou atenção para o mundo atual em que a concorrência entre as pessoas reduz a capacidade de servir ao bem comum. “Inviabilizamos a construção de uma condição humana melhor, de uma sociedade harmoniosa, de homens felizes. Por quê? Para servir, não sabemos conviver, não sabemos criar um vínculo onde colaboramos como os nossos antepassados sapiens souberam fazer. Esquecemos a receita. Será que a gente tá voltando para o Neandertal? O serviço muitas vezes se inviabiliza pela competição, pelo desejo de projeção, por querer chegar lá na frente sozinho.”

Para a filósofa, essa corrente de pensamentos egoístas pode ser rompida pelo propósito de mudar. “Qualquer decisão que você tome na sua vida, aquelas pequenininhas, do dia a dia, sempre pense se essa decisão beneficia só a você ou ao máximo de pessoas que ela pode atingir. Se eu começo a desenvolver uma mentalidade que cada passo que eu dou não deveria servir só para mim, vou quebrando essa inércia pesada, porque é uma deformação de caráter coletiva, que foi inserida a nós ao longo de gerações de uma educação distorcida.(…) A gente pode quebrar isso através de um processo de vontade.”

Medalha Mérito Fazendário

Após a palestra da professora Lúcia Galvão, foi realizada a entrega da Medalha Mérito Fazendário 2020/2021 em homenagem aos servidores e gestores que se destacaram no desenvolvimento de ações inovadoras para a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. A premiação foi concedida pela Secretaria Executiva do Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas e da Célula de Desenvolvimento de Pessoas.

Confira os agraciados:

2020

* Sefaz Orientada a Processos

Servidora: Juliana Moura Cavalcanti Xavier

Gestor: Auler Gomes de Sousa

-Recebeu o Prêmio e a Medalha do Mérito Funcional 2020 da EGP

 

* Elaboração e Monitoramento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI)

Servidora: Anna Isabelle Gomes Pereira Santos

Gestora: Maria Inês Vale Silva

 

* Construção e implementação da plataforma “Fique em  Home, Estamos em Office”

Servidora: Dulce Ane Pitombeira de Lucena Capistrano

Gestora: Sandra Maria Olimpio Machado

 

* Gestão da Estratégia Organizacional com foco na Gestão por Resultados

Servidor: Sandro Ney Cassiano Rodrigues

Gestor: Auler Gomes de Sousa

 

* Virtualização dos Processos da Cecoc

Servidor: Thiago Alves Paiva

Gestor: Saulo Araújo Toscano Júnior

 

2021 

* Programa Sua Nota Tem Valor

Servidora: Germana Parente Neiva Belchior

Gestora: Fernanda Pacobahyba

 

* Siscoex 2.0 – Virtualização dos Processos de Homologação de Declaração de Importação

Servidor: Sérgio Luis Xavier Oliveira

Gestor: Elton Diogo Vianey

 

* Gestão do Conhecimento

Servidora: Maria Aurelina Farias de Araújo

Gestora: Amilca Alves do Nascimento Rodrigues

 

* Sistema de Metas Para Ponto de Gestão

Servidor: Marcus Augusto Silva Ferreira

Gestora: Edlourdes Pires Moura Coelho

 

* CAF-e

Servidor: Maykon Taveira Eccard

Gestora: Ellen de Carvalho Almeida

O programa Sua Nota Tem Valor foi a ação escolhida para representar, neste ano, a Secretaria da Fazenda no Prêmio e Medalha do Mérito Funcional, iniciativa da Escola de Gestão Pública do Estado (EGP).

Vídeo institucional

Durante o encontro, foi exibido um vídeo institucional que mostra um pouco da trajetória da Sefaz e da importância dos servidores, ao longo de 185 anos, para a realização da missão fazendária.

Apresentações musicais

A terceira edição do “Ser Fazendário” foi marcada por apresentações musicais. O  Quarteto de Cordas da Casa de Vovó Dedé encantou a plateia com sucessos nacionais e internacionais, enquanto a maestrina Aparecida Silvino, acompanhada do músico Tiago Nogueira, interpretou o Hino Nacional.