Gincana Natalina 2021 da Sefaz reforça a solidariedade e a sustentabilidade

16 de dezembro de 2021 - 11:50 #

A manhã dessa quarta-feira (15) foi marcada pelo encerramento da 10° Gincana Natalina da Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE). O evento, organizado pela Célula de Gestão de Pessoas (Cedep), contou com a participação de servidores e colaboradores, divididos em 11 equipes. O tema dessa edição foi “Sefaz Solidária e Sustentável”, em alusão ao Programa 3S, lançado em setembro deste ano.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre a importância de cultivar a solidariedade para além dos muros da Secretaria. “Eu diria que a Sefaz tem um histórico de trazer essa lembrança de que podemos ajudar as pessoas.”

A coordenadora de Gestão de Pessoas (Cogep), Dulce Ane Lucena, apresentou a Comissão Julgadora, constituída por servidoras de outros órgãos públicos. O júri, responsável por avaliar as provas de apresentação artística e torcida organizada, foi composto pela diretora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), Priscilla Dias; a servidora da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Janice Negreiros; e a gerente de recursos humanos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Nayana Maciel.

Provas

No edital, lançado pela Comissão Organizadora da Gincana, estavam previstas cinco provas. A primeira, o Dia “D”, valia dez pontos e foi realizada no dia 30 de novembro. A atividade tinha como objetivo a melhoria no ambiente de trabalho, por meio da organização de mesas e gavetas e do reforço na limpeza. Durante o encerramento da Gincana, vídeos e fotos gravados durante a prova foram exibidos.

A segunda atividade era a doação de leite em pó integral, valendo de 0 a dez pontos. Durante o evento, a servidora Joelina Barros, do Núcleo de Eventos da Cedep, falou que, nos dez anos de realização da gincana, foram arrecadados cerca de 17 toneladas do alimento, distribuídos para mais de 50 instituições. Na edição deste ano, as 11 equipes conseguiram juntar 1,9 toneladas.

Na manhã do dia 15, foram realizadas as três últimas atividades da Gincana: apresentação artística de uma paródia, torcida organizada e tarefa surpresa. Nas apresentações artísticas, o edital recomendava que as equipes fizessem uma paródia em alusão ao tema “Sefaz Solidária Sustentável (3S)”. Essa atividade, que valia de um a dez pontos, contou com a participação de seis grupos. A Comissão Julgadora deveria avaliar os seguintes critérios: observância do tempo, criatividade, envolvimento, harmonia dos participantes e relação da letra da paródia com o tema da Gincana.

Em seguida, a prova surpresa foi realizada. No dia 10 de dezembro, a Comissão Organizadora divulgou a atividade, que valia um ponto: cada grupo deveria convidar algum servidor público de outra instituição para falar sobre sustentabilidade. Os convidados apresentaram projetos desenvolvidos em seus órgãos, falaram sobre mobilidade sustentável e coleta seletiva.

Participaram desse momento: o superintendente adjunto da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Disraeli Brasil; o jornalista e conselheiro do Conselho Tutelar de Fortaleza, Wescley Sacramento; a gestora ambiental e técnica da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Renata Martins; a coordenadora de Responsabilidade Social da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Samara Silveira; e o professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Gabriel Tavares.

A última atividade foi a prova da torcida organizada. A Comissão Julgadora deveria avaliar, com base na animação, a organização e a criatividade das torcidas. Os grupos poderiam utilizar instrumentos de percussão, sopro e corda.

Pontuação

A gincana teve como vencedora a Coordenadoria de Relações Institucionais (Corins). Confira abaixo a tabela com a pontuação das equipes em cada prova:

*Texto – Agda Sophia (estagiária sob supervisão das jornalistas Natália Coutinho e Raquel Mourão)