PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

IPVA 2022: confira o passo a passo para emissão do boleto

13 de janeiro de 2022 - 14:36 #

Natália Coutinho -Texto
Rachel Lima -Artes

Você já imprimiu o seu boleto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022? A emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) pode ser realizada por meio de três plataformas do Governo do Estado: pelos aplicativos Ceará App e Meu IPVA ou pelo site da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE). Os boletos estão disponíveis para o pagamento em cota única, com até 15% de desconto, ou parcelado, com o abatimento podendo chegar a 10%.

Nos apps, que estão disponíveis gratuitamente para os sistemas Android (Play Store) e IOS (App Store), é possível consultar os valores do IPVA 2022 e emitir o Documento de Arrecadação do Estado (DAE) para pagamento. Neles e, também, pela página virtual da Sefaz ainda é possível parcelar débitos vencidos, emitir certidão de IPVA e pedir e consultar restituição.

O pagamento pode ser feito nos bancos Caixa Econômica, Bradesco, Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Santander, Itaú e nas casas lotéricas. Há também a opção de quitar o imposto com cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco.

Emissão do boleto

Na página virtual da Sefaz (www.sefaz.ce.gov.br), o Documento de Arrecadação do Estado (DAE) será gerado mediante a informação do chassi do veículo, ou do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e da placa. Para a emitir o boleto, o contribuinte deve seguir o seguinte passo a passo:

Aplicativos

Por meio do Ceará APP ou Meu IPVA, o contribuinte fazer consultas sobre a situação do veículo e emitir o DAE, por exemplo. O documento será gerado mediante a informação do chassi do veículo, ou do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e da placa.

Confira o passo a passo:

Desconto

Este ano, o Estado do Ceará ampliou os descontos no IPVA para o pagamento em cota única de 10% (antes era 5%) e parcelado em até cinco vezes com abatimento de 5%. Pela nova lei, os benefícios poderão ser acumulados com o desconto do programa Sua Nota Tem Valor. Dessa forma, o pagamento à vista com bônus de pontuação máxima do Sua Nota Tem Valor resultará em até 15% de redução do valor do IPVA, enquanto o parcelado poderá chegar a 10%.

Quem preferir dividir o pagamento do imposto quitará as parcelas nos dias 10 de fevereiro, 10 de março, 11 de abril, 10 de maio e 10 de junho. O valor mínimo do imposto a ser parcelado é de R$ 100,00.

Cerca de 2,34 milhões de veículos serão tributados, com previsão de arrecadar em torno de R$ 1,45 bilhão. Do total recolhido, 50% pertence ao Tesouro Estadual. Os outros 50% são destinados aos municípios onde os veículos estão licenciados.

Fique atento

A Secretaria da Fazenda não envia boletos pelos Correios ou por e-mail.