Sefaz tem promovido ações para preservar a saúde dos fazendários e cidadãos
25 de janeiro de 2022 - 16:01 ##SefazCe #coronavírus #medidasdeproteção
Natália Coutinho -Texto
Desde o início da pandemia do coronavírus, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) tem seguido as orientações do Governo do Estado do Ceará e adotado todas as medidas necessárias para minimizar a disseminação do vírus e síndromes gripais entre os servidores, colaboradores e contribuintes. Entre as ações: trabalho remoto e semipresencial, durante o regime de isolamento; sanitização dos ambientes de trabalho; aferição de temperatura na entrada dos prédios; uso obrigatório de máscara; testes para a Covid-19 (RT-PCR); e álcool em gel 70% disponível para uso coletivo.
Com o objetivo de resguardar a saúde dos fazendários, a Sefaz, nos anos de 2020 e 2021, disciplinou o teletrabalho, no período de regime de isolamento social rígido decretado pelo Estado, e retomou ao trabalho presencial de forma responsável e gradual. Este ano, com o aumento de casos de coronavírus e influenza, a instituição, mais uma vez, determinou o trabalho remoto até o próximo dia 31 de janeiro. Para garantir o trabalho virtual, durante os períodos emergenciais, a Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação proporciona o suporte técnico aos usuários.
Sandra Machado, secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna, destacou que a Secretaria de Planejamento e Gestão Interna (Secex-PGI), por meio, principalmente, da Coordenadoria Administrativo Financeiro (Coafi), tem tomado todas as providências recomendadas pelas autoridades sanitárias.
“Como, por exemplo, distanciamento social, uso de máscara, medição térmica quando recomendado, sanitização dos espaços físicos, cartazes e campanhas orientativas para estabelecer a melhor convivência diante do agravamento das questões sanitárias em função do Covid-19. A Sefaz não tem medido esforços no sentido inclusive de contratação de empresas e convênio com prefeituras no interior do Estado para a realização de sanitização das unidades fazendárias. Dessa forma, tudo está sendo feito com maior cuidado e com a segurança necessária para um bom desempenho das atividades laborais”, ressaltou a secretária executiva.
Na semana passada, no período de 17 a 21 de janeiro, foram realizadas sanitização na Célula de Gestão Fiscal dos Setores Econômicos (Cesec); Célula de Consultoria e Normas (Cecon); Coordenadoria de Atendimento e Execução (Coate); Célula de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (Cefit); Call Center; e ,Célula de Execução da Administração Tributária (Cexat) do Centro, Maracanaú e Água Fria. O cronograma está sendo divulgado semanalmente.
Medidas de proteção
Como forma de prover um ambiente adequado para o trabalho presencial dos servidores e colaboradores, a Coafi estabelece uma rotina de atividades que incluem: sanitização periódica dos ambientes de trabalho; uso de tapetes sanitizantes e totens de álcool gel nas entradas dos prédios, além de dispensers de álcool gel distribuídos pelas unidades.
Somados a essas ações, foi fixado informações dos protocolos de comportamento para evitar a transmissão da Covid-19:
Uso de máscara de forma correta, tampando boca e nariz;
Manter o distanciamento e evitar aglomerações;
Não se alimentar nas salas de trabalho, mas em espaços reservados para esse fim;
Higienização frequente das mãos;
No caso de reuniões presenciais, observar o distanciamento e o limite de pessoas no recinto, evitando o uso de sistema de refrigeração de ar, dando preferência a ambiente com ventilação natural;
Em caso de sentir qualquer sintoma, evitar o ambiente de trabalho e tomar os cuidados necessários.