Comissão de Ética da Sefaz realiza 1º encontro sob nova composição

8 de março de 2022 - 15:51 #

Raquel Mourão- Texto

A Comissão Setorial de Ética Pública (Csep) realizou, nesta terça-feira (8/3), a primeira reunião com os novos integrantes do colegiado. O encontro contou com a apresentação do presidente da gestão anterior, Lúcio Flávio Alves, sobre os fluxos de trabalho do setor.

A presidente atual da Csep para o mandato 2022-2024, Jonilma Maia, disse que, nesse primeiro momento, os membros recém-empossados puderam conhecer toda a dinâmica dos processos que são encaminhados para  unidade.

“O Lúcio Flávio nos explicou a estrutura da Comissão, como os processos são recepcionados, como é realizada a distribuição entre os membros e como a pauta é construída. Foi um momento muito rico e produtivo, em que podemos fazer vários questionamentos acerca de estratégias de construção de plano de ação para os próximos dois anos”, afirmou Jonilma Maia.

Lúcio Flávio Alves destacou a importância da transição de gestão. “Apresentamos questões processuais para tornar o procedimento de apuração de falta de ética mais célere. Também conversamos sobre como a Comissão poderá atuar de forma mais preventiva, educativa e participativa junto aos servidores. Foi uma grande honra ter colaborado para o fortalecimento da Csep. Agradeço a todos pelo apoio. Felicito aos novos membros pelo desafio de trabalharem para tornar nossa organização cada vez mais ética.”

Membro titular da Csep, Vitor Rocha falou sobre como a Comissão atuará. “A Comissão de Ética primará pela justiça e transparência de todos os seus atos e decisões. Durante a nossa gestão, envidaremos todos os esforços possíveis para a fiel observância às normas e valores éticos e morais dispostos no Sistema de Ética Estadual.”

Participaram também da atividade os servidores Ana Maria Jorge (secretária executiva da Csep), Guilherme Morais, Luana Soares e Marcos Antônio Ribeiro (os três últimos, suplentes da Comissão).

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A reunião da nova gestão ocorreu na data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, que, neste ano, traz o simbolismo da primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da Comissão Setorial de Ética Pública.

A presidente Jonilma Maia ressaltou a importância de comandar o colegiado. “É uma honra ter recebido o convite para compor a Comissão de Ética e, ao mesmo tempo, um grande desafio e responsabilidade de conduzir nossos colegas a patamares de excelência de conduta dentro e fora da Sefaz. A Csep buscará ser democrática, participativa e acessível aos servidores.”