Sefaz promove culto ecumênico em celebração à Páscoa
20 de abril de 2022 - 16:33 #Páscoa #Celebração Ecumênica #Semana Santa
Raquel Mourão - Texto
A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna (Secex-PGI), realizou, nesta quarta-feira (20), no auditório do órgão, um culto ecumênico em celebração à Páscoa. O encontro, que também foi transmitido pelo canal da Sefaz no YouTube, teve a participação do psicólogo e pastor da Igreja Presbiteriana Nova Jerusalém, Gabriel Brasil; do padre e mestre em Teologia, Emiliano Dantas; e da doutora em Educação e dirigente do Centro Espírita Cearense, Socorro Sousa.
A secretária executiva da Receita da Sefaz, Liana Machado, abriu o evento com uma reflexão sobre a data cristã. “Como a gente pode viver essa Páscoa? Seguindo os passos de Jesus, em um encontro de fé. E onde eu encontro Jesus? Naquele irmão que eu nem gosto tanto, naquela pessoa da família que eu nem tenho um bom relacionamento, naquele vizinho com quem eu não me dou bem. Jesus está no morador de rua, naquele excluído da sociedade. Que neste momento cada um se proponha a ser pequenas luzes de Páscoa, a ser fermento de Deus para a humanidade.”
O pastor Gabriel Brasil também falou sobre o significado da Páscoa. “Para nós cristãos, a Páscoa é o cumprimento da libertação do cativeiro espiritual. Cativeiro esse que todos os seres humanos estão aprisionados por causa do pecado. (..) A Páscoa é também um momento de reconciliação com Deus e com o próximo. (…) É tempo de celebrar a vitória do Cordeiro de Deus sobre a morte e a nossa própria vitória em Cristo. É tempo de festa, é tempo de celebração.”
Socorro Sousa disse que, para a Doutrina Espírita, a Páscoa é uma festa simbólica que caracteriza a evolução espiritual. “Mesmo que Jesus tenha dado o seu maior exemplo de amor pela humanidade, entregando-se em corpo para ser sacrificado, nós continuamos com as nossas mazelas, preconceitos, divisões, bolhas e egoísmo. Jesus nos chama atenção todos os anos na hora em que ele renasce no Natal e durante a Páscoa, quando ele retorna à fase espiritual, para que despertemos da consciência de sonho. Todo dia é momento de passagem do homem velho para o homem novo. A Páscoa é esse momento de renovação”.
O padre Emiliano Dantas estabeleceu uma relação entre a festividade cristã e a missão da Sefaz, que é “melhorar a vida das pessoas, arrecadando com justiça e gerindo com excelência os recursos da sociedade”. Ele deu ênfase às palavras “vida” e “justiça”, que compõem a frase que guia a Secretaria. “A Páscoa está próxima à missão da Sefaz. Foi justamente em um contexto de morte, de ausência de vida, de injustiça, que a ação de Deus aconteceu para que aquele povo fosse libertado. Existia alguém que tinha muito, que não aceitava tirar um pouco do que tinha para garantir vida e felicidade para uma multidão. Negava e sonegava”.
Segundo ele, a Páscoa é um convite à partilha. “É uma convocação a tirar um pouco de nós e a colocar à disposição para que o outro tenha, para que o outro possa ter vida plena, de modo justo. Por isso o trabalho de vocês nesta instituição é uma Páscoa diária para muitos irmãos, certamente silencioso. Muitos entendem erroneamente, mas é essencial e indispensável para que a Páscoa aconteça na vida de cada pobre, na vida daquele sofre nos nossos dias.”
A celebração ecumênica contou com a apresentação do Coral da Sefaz e com a organização do Núcleo de Eventos da Célula de Desenvolvimento de Pessoas.