Sefaz comemora Dia do Servidor Público com palestra da filósofa Viviane Mosé

9 de novembro de 2022 - 13:59 #

Raquel Mourão - Texto
Ascom Sefaz, Felipe Abud - Fotos

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) realizou, na tarde dessa terça-feira (8), no auditório da Universidade do Parlamento Cearense, a quarta edição do evento “Ser Fazendário”, em comemoração aos dias do Servidor Fazendário e do Servidor Público, celebrados em 27 de setembro e 28 de outubro, respectivamente. O encontro, que reuniu cerca de 450 participantes, contou com a palestra da filósofa Viviane Mosé, que teve como tema “Ética e Novas Lideranças”. A governadora em exercício, desembargadora Nailde Pinheiro, prestigiou o momento.

Na ocasião, 11 parceiros da Sefaz, entre instituições e cidadãos, foram contemplados com certificado de menção honrosa por terem contribuído, durante a gestão 2019-2022, com a missão da Secretaria, “de melhorar a vida das pessoas, arrecadando com justiça e gerindo com excelência os recursos financeiros da sociedade”. Os homenageados também receberam um exemplar do livro “Sefaz: tributo à história”.

A governadora em exercício, desembargadora Nailde Pinheiro, elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos fazendários e destacou o papel do servidor público. “Quando você ingressa no serviço público, você tem que se doar, porque isso faz parte do compromisso. Você abraça a instituição, você se capacita, você desempenha o seu papel à altura do que aquela instituição necessita. “

A secretária Fernanda Pacobahyba agradeceu a presença de todos os participantes e ressaltou que o encontro teve a finalidade de resgatar a essência do servidor da Sefaz. “Buscamos fortalecer a alma fazendária, sempre tendo por pano de fundo um de nossos valores mais caros: a ética.”

A gestora relembrou as três últimas edições do Ser Fazendário, que tiveram como palestrantes o historiador Leandro Karnal, o consultor Oscar Motomura e a filósofa Lúcia Helena Galvão. Ela também rememorou o período crítico da pandemia, em que as receitas estaduais sofreram forte queda, e as recentes mudanças no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

“Ainda estamos tentando nos sustentar depois do maior golpe já desferido contra a nossa maior fonte de arrecadação, com medidas em caráter permanente, e que podem fragilizar décadas de construção de políticas sociais efetivas para a população mais pobre, como a educação, a saúde e a segurança pública”, afirmou Fernanda Pacobahyba.

E continuou: “Temos um intenso desafio de refletir mais uma vez sobre o nosso papel de servidores públicos em um país ainda marcadamente desigual. E como essa desigualdade tem sido enaltecida negativamente, por meio dos velhos preconceitos requentados contra o Nordeste, apesar de sermos um grande celeiro intelectual, de criatividade e de sensibilidade desse país.”

Palestra

A filósofa Viviane Mosé falou sobre como as lideranças podem desenvolver soluções para um mundo que está em crise e em profunda transformação. “A mudança vem trazendo dificuldades enormes porque é uma coisa que nos desestrutura. A mudança que estamos vivendo hoje nos obriga à ética e a novas lideranças. Ela vem de um fracasso de um modelo civilizatório. A mudança é uma obrigação, não é uma escolha.”

Segundo a palestrante, o mundo está tendo que enfrentar uma exaustão ambiental, econômica e humana. Para Mosé, a saída passa por transformações no modo de trabalho, incentivando a qualidade de vida. “O mundo caminha para uma sociedade voltada para a arte e para a cultura. Isso não é delírio. Sabe por quê? Porque as lideranças das grandes empresas estão doentes e não querem mais trabalhar. Liderança é criatividade e inovação, né? Como é que você tem isso tomando Rivotril, Frontal e Lexapro?” provocou a filósofa.

De acordo com ela, a sociedade precisa ser amável e estar fundamentada na alegria e no compartilhamento. “Para que a vida volte a ser alguma coisa que nos estimule, porque a vida perdeu valor. (…) Se nós queremos novas lideranças, uma sociedade ética, um Brasil novo, corajoso, disposto, determinado, para mudar tanta coisa que a gente tem que mudar, principalmente a miserável fome, precisamos investir na alegria, no bem-estar e na convivência.”

O público foi agraciado com as apresentações musicais da banda da Polícia Militar do Ceará, do servidor fazendário Augusto Figueiredo e do Coral da Sefaz – sob a regência da maestrina Aparecida Silvino e com a participação do músico Tiago Nogueira.

Participantes

Participaram também do evento a secretária de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Ana Teresa Carvalho; a secretária da Educação do Estado, Eliana Estrela; a secretária executiva da Cultura do Estado, Valéria Cordeiro; o presidente da Casa de Vovó Dedé, Wagner Barbosa; a diretora da Escola de Gestão Pública do Ceará, Priscila Dias Marreiras; a coordenadora geral do Iris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, Jéssika Moreira; o músico Luciano Moreno, filho do cantor Waldonys; a presidente da TV Ceará, Moema Soares; além dos secretários executivos da Sefaz, Liana Machado, Sandra Machado e Fabrízio Gomes.

O evento foi uma realização da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas e Coordenadoria de Relações Institucionais. Contou ainda com o apoio da Associação dos Aposentados Fazendários do Ceará (Aafec) e do banco Bradesco.

Homenageados

Categoria Instituição

– Casa de Vovó Dedé
Educa crianças e jovens da periferia de Fortaleza, por meio da música, arte, cultura e tecnologia. Já transformou a vida de milhares de pessoas. Contribuiu com sua música em vários eventos da Secretaria da Fazenda. Atualmente, é uma das instituições beneficiadas pelo Programa Sua Nota Tem Valor.

– Escola de Gestão Pública do Ceará
Órgão que tem por missão ser um centro de produção e socialização de saberes em gestão pública, contribuindo com a formulação de políticas públicas do Governo do Estado. É parceira da Sefaz na área de desenvolvimento de pessoas, fortalecendo a rede de capacitação dos servidores.

– Iris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará
Primeiro laboratório de inovação e dados do Ceará. Consagrou-se como um dos mais expressivos cases de sucesso do País. É um parceiro importante na inovação da Secretaria, contribuindo com os projetos de engajamento, linguagem simples, gestão de dados e experiência do usuário.

-Secretaria da Educação do Estado do Ceará
Instituição que lidera e coordena a gestão estadual de educação mais exitosa do Brasil: das 100 melhores escolas de ensino fundamental, 87 são do Ceará. Nesta gestão, contribuiu para fortalecer a educação fiscal nas escolas públicas de tempo integral, além de efetivar o trabalho conjunto entre as secretarias.

-Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
Tem por missão executar, superintender e coordenar as atividades de proteção do patrimônio cultural do Ceará, difusão da cultura e aprimoramento cultural do povo cearense. Contribuiu com projetos de cultura e memória da Sefaz, destacando a institucionalização do Centro de Memória da Fazenda como equipamento cultural do Estado e a revitalização do vitral.

-TV Ceará
Pensa televisão para o povo cearense e, há mais de quatro décadas, leva informação de qualidade e com características locais. Importante parceira para a área de comunicação da Sefaz, em especial na divulgação do Programa Sua Nota Tem Valor.

Categoria Cidadão

·Denise Lucena Cavalcante
Professora Titular de Direito Tributário e Financeiro da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará e Procuradora da Fazenda Nacional. Defende o diálogo na relação entre Fisco e contribuinte, sendo inspiração para a pesquisa do Direito Tributário. Lidera o mais longevo grupo de tributação ambiental em atividade do Brasil.

-Marcelo Lettieri Siqueira
Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Auditor Fiscal da Receita Federal. Diretor-Adjunto de Estudos Técnicos do Sindifisco Nacional. É autor do livro da Sefaz de “Educação Fiscal e Cidadania” para o ensino superior, o único do País sobre o tema. É, portanto, um grande parceiro do Programa de Educação Fiscal e referência de servidor cidadão.

-Marciano Buffon
Pós-Doutor em Direito na Universidade de Sevilla, na Espanha. Professor do Curso de Direito da Universidade do Vale dos Sinos. Autor da clássica obra “Tributação e dignidade da pessoa humana”, que inspirou várias pesquisas sobre o tema. Advogado tributarista. Buffon nos provoca para um estado sensível às desigualdades sociais. É um grande entusiasta do Programa de Educação Fiscal, tendo participado de vários projetos da Secretaria.

-Maria Aparecida Silvino da Silva
É cantora, compositora e regente de música popular brasileira. Artista cearense com mais de 30 anos de carreira, possui quatro discos lançados e várias participações em trabalhos de outros artistas como Fagner, Belchior e Milton Nascimento. Com sensibilidade e competência, conduz, há anos, o Coral da Sefaz, contribuindo com nossa arte e cultura. Está presente em todos os eventos importantes de nossa Secretaria.

-Waldonys José Torres de Menezes
Cantor, músico, compositor, paraquedista e piloto acrobático. É um dos artistas mais admirados e queridos do Brasil: é o “garoto atrevido” de Luiz Gonzaga. Também é membro honorário da Esquadrilha da Fumaça, além de Embaixador Mundial de Irmã Dulce. Participou de forma voluntária de vários eventos da Sefaz, levando sua música e alegria.