30º Conecte-se online aborda o sucesso das parcerias público-privadas no Piauí

24 de novembro de 2022 - 11:37 #

Daneil Herculano - Texto

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) realizou, na tarde dessa quarta-feira (23/11), a 30ª edição do projeto Conecte-se Online, com o tema “Parcerias Público-Privadas no Piauí”. O encontro contou com a palestra da advogada, especialista em parcerias público-privadas e concessões pela London School e em gestão pública pela USP, Viviane Moura, e que hoje trabalha no Governo do Piauí; com a participação da secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, da secretária-executiva da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Ticiana Gentil; e do Presidente da CearaPar, Carlos Eduardo Marino. O evento foi transmitido pelo canal da Sefaz no YouTube, e também teve na audiência parte da equipe de transição do próximo governador do Ceará, Elmano de Freitas.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, abriu o encontro destacando o Piauí como “case de sucesso” em relação às Parcerias Públicos-Privadas (PPP). “A equipe de transição do governador eleito no Ceará, Elmano de Freitas, está acompanhando o nosso Conecte-se, e o sucesso do Piauí com a Parceria Público Privada é inspirador e se faz importante nesse período de transição”, apontou.

Piauí exemplo de PPP

Em sua palestra, Viviane Moura ressaltou, por meio de diretrizes, números e resultados, o sucesso dos projetos feitos com Parcerias Público Privadas no Piauí. “Fico feliz em ter liderado um time que entregou tanto em tão pouco tempo. São oito anos, que a gente pensa que é muito tempo, mas nós sabemos que dentro da administração pública, não é tanto. No meio dessa trajetória aqui no Piauí, hoje a gente tem 19 contratos assinados, e projetos que foram pioneiros no país, como o da Ceasa, premiado e reconhecido internacionalmente pela ONU. A gente tem de entender que ao fechar um projeto PPP, estamos buscando não apenas a economia para o Estado, que pode reinvestir esse dinheiro em outros projetos, mas uma melhoria nos serviços prestados para a população, e com capital aplicado pelas empresas parceiras no próprio Estado do Piauí, e em muitos casos, gerando emprego e renda para a população”, pontuou.

Para finalizar o encontro virtual, Fernanda Pacobahyba destacou que, diante da apresentação de Viviane Moura, o Piauí mostra que é o melhor do Brasil quando se fala de PPP. “O que estamos vendo aqui são exemplos de obras que transformam a vida das pessoas lá do Piauí. E no Nordeste, por conta da questão da desigualdade social, nós sabemos bem o impacto que é uma obra promovida para o povo, e nesse caso por meio de PPP. Eu vejo muitas similaridades com algumas coisas que a gente fez no Ceará, mas aqui a gente faz os nossos projetos bancados, em larga medida, apenas com recurso do tesouro”, finalizou a titular da Sefaz Ceará.

Confira aqui o vídeo completo da 30ª edição do Conecte-se Online.