Sefaz é reconhecida no Prêmio Tributare 2022 em projeto com Inteligência Artificial

30 de novembro de 2022 - 17:00

Daniel Herculano - Texto
Divulgação Febrafite e Ascom Sefaz - Fotos

É do Ceará um dos profissionais reconhecidos em 2022 pelo Prêmio Tributare. Realizado pela Associação Nacional de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), que há 10 anos também promove também o Prêmio Nacional de Educação Fiscal, o prêmio certifica boas práticas no âmbito das administrações tributárias que contribuam para o aprimoramento da justiça fiscal, e do relacionamento fisco-contribuinte. A menção honrosa foi dada tanto ao fazendário Ronivaldo Passos Sampaio, que coordena uma Ferramenta com Inteligência Artificial na Secretaria da Fazendo do Ceará (Sefaz Ceará), quanto ao seu co-autor, o servidor Jessé de Carvalho.

O projeto é aplicado para auxiliar os servidores nas pesquisas de itens na base de notas fiscais eletrônicas emitidas por empresas fabricantes cearenses, permitindo a análise e a emissão de Certificados de Não-Similaridade de forma mais ágil, eficiente e assertiva, com maior rapidez e menor esforço.

O reconhecimento aconteceu na noite da última terça-feira (29), na Embaixada de Portugal, em Brasília, em cerimônia unificada tanto do Prêmio Tributare, quanto do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2022, referentes as edições 2020 e a bienal 2021/2022.

Tributare

O Tributare reconhece práticas, atividades inovadoras, criativas e com resultados comprovados, concebidas e executadas por fiscais de tributos, ou com a participação de Auditores Fiscais de Tributos, com a finalidade de aumentar a qualidade dos serviços entregues aos cidadãos, e alinhadas com os objetivos descritos.

Além do cearense, foram reconhecidos com Menção Honrosa os trabalhos da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (RS) sobre o “Devolve ICMS”, e o projeto “Faces de uma administração tributária inovadora – Vitória da Conquista (BA)”, sobre o aumento significativo da arrecadação de tributos do município, com coordenação do servidor baiano Alexssandro Campanha Rocha.

Prêmio Nacional de Educação Fiscal

A segunda parte de premiação do evento apontou vencedores da 10ª edição do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, nas categorias Escolas, Instituições, Imprensa e Tecnologia. Mais dois casos do Ceará foram agraciados, a Secretaria de Finanças de Fortaleza (Sefin) como primeiro lugar em instituição (2021/2022), e o Jornal Diário do Nordeste, segundo lugar no segmento de imprensa (referente ao ano de 2020).

A primeira consiste em um projeto do prêmio Sefin de Finanças Públicas Municipais, que consistiu em um concurso de redação, desenho e poema, cuja finalidade não se limita apenas à premiação de alunos e de professores, para estimular à inserção da Educação Fiscal nas escolas de ensino fundamental e médio situadas em Fortaleza, e a segunda premiou a jornalista Bernadeth Vasconcelos, que assina a matéria “Projetos de educação financeira atendem mais de 95 mil alunos no CE”, publicada em 1º de dezembro de 2019.

A premiação é uma ação da Febrafite, em parceria com o Ministério da Educação, a Receita Federal, o Tesouro Nacional, o Grupo de Trabalho Educação Fiscal (GT 66), vinculado ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o Encat (Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais), o CIAT, a OAB Nacional, a Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público), a Brasscom, a Fenafim, o Grupo Globo e o site Congresso em Foco.

Clique aqui para assistir na íntegra a cerimônia unificada das edições 2020/2021/2022 do Prêmio Nacional de Educação Fiscal e do Tributare.