Entenda como funciona o premiado projeto de Inteligência Artificial da Sefaz

1 de dezembro de 2022 - 16:30

Daniel Herculano - Texto
Divulgação Febrafite - Foto

Criado pelos fazendários Ronivaldo Sampaio e Jessé Carvalho, o programa teve Menção Honrosa no Tributare 2022

Criado pelos fazendários Ronivaldo Sampaio e Jessé Carvalho, o projeto Não-Similaridade foi desenvolvido na Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz Ceará) pela Coordenação de Análise Avançada de Dados (Coaad) e implementado em janeiro 2022. O programa teve Menção Honrosa no prêmio nacional Tributare 2022.

A solução tecnológica foi uma resposta à demanda apresentada pela Célula de Benefícios Fiscais e proporciona mais agilidade nas pesquisas de dados fazendários, por meio de uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial (IA).

Mais especificamente, o objetivo principal do projeto foi o de criar uma ferramenta para auxiliar os servidores nas pesquisas de itens na base de notas fiscais eletrônicas emitidas por empresas fabricantes cearenses, permitindo a análise e a emissão de Certificados de Não-Similaridade de forma mais ágil, eficiente e assertiva, com maior rapidez e menor esforço.

O reconhecimento no Prêmio Tributare é celebrado pela equipe que implementou o programa. “Ter um projeto homenageado em um evento desse porte mostra que estamos no caminho certo ao investir em Inteligência Artificial. A Sefaz Ceará ganhou tanto em desempenho quanto em poder alocar os seus servidores em atividades mais motivadoras. Estamos sempre trabalhando para implantar novas tecnologias emergentes, como IA e Big Data. Este reconhecimento é um acelerador deste processo”, ressaltou Ronivaldo Sampaio.

A iniciativa também busca a diminuição do tempo de espera pela análise do processo, por meio da padronização e da automação, minimizando erros, o que traz a melhoria no serviço prestado ao solicitante. O projeto foi desenvolvido utilizando tecnologias modernas, como o Word Embeddings, uma metodologia para resolução de problemas de Processamento de Linguagens Naturais (NLP) com IA.

“Por fim, também se busca ainda otimizar o tempo do servidor, de forma que este possa se dedicar a outras atividades que são de sua competência e que trazem um maior valor à Secretaria”, explica Ronivaldo, que coordenou o programa premiado, e que, ao lado do co-criador, Jessé Carvalho, recebeu a Menção Honrosa no Tributare 2022.

Sobre o Tributare

O Tributare, promovido pela Febrafite, reconhece práticas, atividades inovadoras, criativas e com resultados comprovados, concebidas e executadas por fiscais de tributos, ou com a participação de auditores fiscais de Tributos, com a finalidade de aumentar a qualidade dos serviços entregues aos cidadãos, e alinhadas com os objetivos descritos.