Sefaz inicia seu Planejamento estratégico para 2023
15 de fevereiro de 2023 - 16:56 #SefazCE #Planejamento Estratégico
Raquel Mourão - Texto
Thiago Medeiros - Fotos
A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão Interna (Secex-PGI), iniciou, nessa segunda-feira (13), na sede III do Órgão, os encontros para a definição do Planejamento Estratégico que vai guiar a instituição neste ano.
O titular da Secex-PGI, Saulo Toscano, ressaltou a importância de elaborar a estratégia da Secretaria. “Nós não podemos esquecer que o planejamento estratégico é só o início do processo de construção de resultados positivos para a sociedade. Precisamos fazer um planejamento mais preciso, mantê-lo vivo ao longo do ciclo, conferindo os resultados parciais para que possamos, ao fim do ciclo, ter entregue algo de valor.”
A titular da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Codip), Inês Vale, explicou que o planejamento estratégico envolve as 21 áreas da Sefaz, dentre coordenações e assessorias. “Serão realizados encontros com os secretários executivos da PGI, Receita e Tesouro e seus coordenadores, de onde sairão as diretrizes e as priorizações para a elaboração da estratégia de cada área.”
Inês Vale disse também que a Codip deve auxiliar na condução do processo, aplicando uma metodologia revisada já no início deste ano, dando um foco maior na visão do cliente de cada Secretaria Executiva. “A Secex-PGI e a Codip serão as primeiras áreas da Sefaz a realizar seus planejamentos estratégicos, validando a metodologia proposta. O calendário com todas os outros setores já está sendo confirmado e deve seguir até o fim de março, quando as coordenações terão seu mapa estratégico confeccionado para 2023.”
A gestora informou ainda que, no segundo semestre deste ano, será realizado o planejamento quadrienal 2024-2027. “Será mais abrangente e a intenção dessa revisão no início de 2023 é fortalecer a cultura do planejamento na Instituição diante de tantos desafios, muitos relacionados à escassez de recursos, que se apresentam no cenário nacional e mundial.’