Executivo da Sefaz Ceará participa de mesa redonda sobre PPPs
17 de fevereiro de 2023 - 14:20 #SefazCE #Mesa Redonda #PPPs
Sara Rebeca Aguiar - Texto
O secretário executivo do Tesouro Estadual e de Metas Fiscais, da Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE), Márcio Cardeal, participou, nessa terça-feira (14), no BS Design, da mesa redonda com o tema “O que é preciso para destacar a agenda de concessões e parcerias público-privadas (PPP)?”. Promovido pelo Instituto de Ensino Superior (Insper), em parceria com a Companhia de Participação e Gestão de Ativos do Ceará (CearaPar), o encontro é parte do Programa Executivo em Concessões e PPPs, uma formação desenvolvida em versão exclusiva para o Ceará.
O Programa dá ênfase para a necessidade de o Estado criar projetos que atraiam parceiros privados ao mesmo tempo em que gera valor para a sociedade. Professor do Insper e coordenador da formação, Sandro Cabral ressaltou que uma das principais dificuldades em termos de investimento público é a infraestrutura logística, cuja deficiência prejudica o crescimento econômico do país na medida em que impacta negativamente os custos de escoamento da produção.
Segundo o professor, para alcançar bons resultados atrelados à geração de valor social é indispensável a observância de alguns aspectos. “Alcançar esse resultado somente é possível por meio de conhecimento sobre, entre outros pontos, o funcionamento dos governos, em aspectos ligados às modelagens jurídica e econômica, bem como a compreensão das aspirações da iniciativa privada, além do conhecimento sobre o setor de implementação do projeto”, explicou o coordenador.
O diretor-presidente da CearáPar, Carlos Eduardo Marino, destacou a importância da formação para a criação de um espaço privilegiado de trocas de conhecimento e de fomento das melhores soluções. “É mobilizar e reunir em um mesmo ambiente os gestores do Estado do Ceará e autoridades da Administração Pública, visando o aprimoramento das políticas públicas e o maior retorno possível dos ativos do Estado”, resumiu Marino.
De acordo com Cardeal, Estado e setor privado precisam caminhar juntos em prol do desenvolvimento e crescimento econômico. “As PPP’s e as concessões são arranjos que permitem parceria entre esses setores. Com uma modelagem que compartilhe os custos e os riscos de um grande projeto com benefícios para a população, analisando e otimizando os recursos públicos e privados, as parcerias público – privadas podem ser um excelente opção para investimentos de grande vulto”, reafirmou o secretário.