Sefaz realiza treinamento com órgãos para uso da nova ferramenta do Siafe
3 de março de 2023 - 16:05 #SefazCE #Treinamento #Órgãos #Ferramenta #Siafe
Sara Rebeca Aguiar - Texto
Layla Galvão - Fotos
A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio da Secretaria Executiva do Tesouro Estadual e de Metas Fiscais e da Célula de Contabilidade Centralizada dos Órgãos (Ceorg), promoveu, nos dias 1º e 2 de março, no auditório do órgão, em Fortaleza, treinamento de implantação de nova funcionalidade do Sistema Integrado de Planejamento e Administração Financeira do Estado do Ceará (Siafe-CE). A ferramenta Limite de Saque vai oferecer maior autonomia no controle de gastos pelas instituições. Foram convocados todos os responsáveis pelas rotinas contábeis e financeiras das secretarias e órgãos da administração direta e indireta do Estado.
O Siafe foi implementado na versão básica ainda em 2022 e vem passando por constantes melhorias. Neste ano, pela nova metodologia Limite de Saque, será possível executar gastos a que cada órgão têm direito, conforme o orçamento anual, diretamente pelo Sistema, sem necessidade de solicitar autorização do Tesouro. Isso significa maior autonomia nos gastos, com menor intervenção da Sefaz. “O grande benefício dessa metodologia é trazer a contabilidade para o momento da execução. Dessa forma, você só consegue realizar alguma despesa no Governo se você tiver os registros contábeis de forma imediata”, explica o orientador da Ceorg, Guilherme Morais.
Segundo o secretário executivo do Tesouro Estadual, Márcio Cardeal, com as recentes quedas na maior fonte de arrecadação própria do Estado, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a nova sistemática de Limite de Saque vai ajudar as secretarias e os órgãos a se planejarem, no que diz respeito às suas execuções orçamentárias. “Vai ajudar secretarias e órgãos, e também o Tesouro Estadual, na programação dos desembolsos de recursos financeiros para a execução das políticas públicas necessárias à população cearense”, prevê Cardeal.
A gerente da área financeira da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa-CE), Ilma Alves, reafirma que a inovação chega para melhorar o dia a dia da Administração nos gastos públicos. “É uma mudança potente, dá mais clareza nos gastos, e vai ajudar demais as auditorias e os órgãos de controle. Para quem trabalha na área financeira, vai ser um espetáculo”, comemora a gestora da Sesa.
Sobre o Siafe-CE
O Sistema Integrado de Planejamento e Administração Financeira do Estado do Ceará (Siafe) atende ao Decreto Nº 10.540/2020, do Governo Federal, que dispõe sobre o padrão mínimo de qualidade do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle. O Ceará se tornou um dos primeiros estados a cumprir com as exigências do Decreto.
O Siafe utiliza um modelo inteligente e flexível de configuração que permite a adoção de novos procedimentos contábeis sem a necessidade de intervenção da área de Tecnologia da Informação. Ele disponibiliza módulos inovadores de gestão de custos, controle contábil das estatais, das organizações sociais e dos consórcios públicos.