Centro de Memória da Fazenda recebe doação de máquina de escrever de 116 anos

27 de março de 2023 - 11:30 #

Sara Rebeca Aguiar - Texto
Layla Galvão - Fotos

Datada de 1906, a máquina de escrever utilizada no dia a dia de trabalho do fazendário aposentado João Alfredo Montenegro Franco foi doada pela família dele, neste mês, ao Centro de Memória da Fazenda (CM). O objeto passa a integrar o acervo que resgata a história de 186 anos do Fisco Estadual.

“Trazer a máquina de datilografia do meu pai para um espaço que foi tão amado por ele é uma forma de homenageá-lo. Mas é também uma maneira de colaborarmos com a perpetuação da história dessa casa, da rotina de pessoas que passaram por aqui e dedicaram suas vidas à administração tributária do Estado”, explica Fernando Alfredo Rabelo Franco, filho do auditor João Alfredo.

Fernando Franco assinou um termo de doação para o CM na última sexta-feira (24). A máquina é um modelo nº 10, da marca Hamilton, única no acervo do equipamento cultural. Ele conta que o pai entrou na Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE) aos 22 anos, aposentando-se aos 68 anos. Ao longo da trajetória profissional, João Alfredo assumiu funções de gestão dentro da pasta, chegando a ser secretário adjunto nos anos 2000. Ele faleceu em 2012.

O titular da Sefaz, Fabrízio Gomes, diz que a doação da máquina de escrever está de acordo com o propósito do Centro de Memória, a partir da importância de resgatar a evolução da Fazenda pública ao longo dos anos. “João Alfredo foi um servidor que contribuiu muito para o estado do Ceará. A doação valoriza o servidor e valoriza a memória da Sefaz.”

Para o historiador do CM, Fabrício Monteiro, a relevância da doação está na funcionalidade ressignificada da máquina. “A Fazenda tinha muitas máquinas de escrever. Por meio desse objeto, conseguimos criar novas reflexões, inclusive sobre os avanços tecnológicos. É uma experiência histórica que pode ser retratada dentro de um contexto”. Fabrício conta que as máquinas de escrever foram retiradas das rotinas da Sefaz no final dos anos de 1990. O novo item de 116 anos já está disponível no Centro de Memória para apreciação dos visitantes.

Acompanhou também a assinatura do termo de doação a secretária executiva da Receita, Liana Machado.

Serviço

Interessados em conhecer o Centro de Memória da Fazenda podem agendar visitas por meio do telefone (85) 3108.0615 ou pelo site https://centrodememoria.sefaz.ce.gov.br/visitacao/
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, com última entrada às 16h.
Local: Avenida Alberto Nepomuceno, 2, Centro, Fortaleza – CE