Sefaz promove atividades para a Semana do Meio Ambiente
7 de junho de 2023 - 17:07

Favorecer a cultura da sustentabilidade e oportunizar novos vínculos entre sociedade e natureza é também um dos interesses da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE). Foi com essa finalidade que a pasta, por meio da Coordenadoria Administrativa Financeira (Coafi), realizou a Semana do Meio Ambiente. Entre os dias 5 e 7 de junho, diversas ações de educação ambiental foram desenvolvidas nas Sedes I e III da Sefaz.
Representando o titular da pasta no seminário de encerramento do evento, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Saulo Toscano, pontuou o protagonismo do Ceará na pauta da sustentabilidade. “A Secretaria da Fazenda tem uma história antiga de cuidado com o seu entorno. A gente precisa fazer com que o povo e o poder público olhem para as políticas de sustentabilidade como uma política central. O estado do Ceará tem um protagonismo nacional numa mudança que estamos enxergando no mundo, uma migração de um esforço de exploração de energia e combustível para uma plataforma sustentável. O estado é rico em uma energia limpa e gratuita, que é a energia solar, temos essa mesma característica e potencialidade na energia eólica, estamos assumindo protagonismo mundial no hidrogênio verde. Precisamos abraçar isso com força”, destacou.
A coordenadora do Coafi, Jayna Nobre, por sua vez, apresentou o histórico e as ações do Programa Sefaz Solidária Sustentável (3S). Através de campanhas e parcerias com outras entidades, o programa consolidou práticas que promovem a conduta sustentável, como a redução de 40% no uso de sacos plásticos e a parceria com a Associação de Catadores do Jangurussu (Ascajan). “Precisamos ter um olhar especial para o meio ambiente, porque é uma temática diferente da nossa rotina, que é a arrecadação, mas que precisa de uma atenção especial e de ações rotineiras implementadas aqui em nossa instituição”, disse a coordenadora. A Instrução Normativa nº 64/2023, assinada durante o seminário, visa instituir e fortalecer essas medidas no âmbito do Fisco Estadual.

Representando a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), o secretário executivo Gustavo Vicentino apresentou os programas de desenvolvimento ambiental e sustentabilidade social aplicados pela pasta. O gestor ressaltou que é “muito satisfatório para a Sema chegar num ambiente como a Sefaz, que é um órgão maduro na estrutura do estado. Ciosos das responsabilidades que têm, vocês construíram essa estrutura. A Semana do Meio Ambiente é a culminância dessas ações, de uma forma muito eficaz”.
Com o objetivo de favorecer essas práticas, o 3S surgiu em 2019 enquanto projeto, se tornando um programa de caráter contínuo na gestão do atual secretário, Fabrízio Gomes. Líder do programa, o auditor Jonathan Lima destacou a importância da troca de conhecimentos para a promoção do bem-estar através de ações sustentáveis. “Viemos com com essas atividades para conscientizar nosso ambiente interno, para conhecer os projetos de outras entidades, porque boas ideias a gente divulga e multiplica”, pontuou o servidor.
O evento contou ainda com a distribuição de 200 mudas para plantio. Entre as espécies doadas, estavam a palmeira portuguesa, o flamboyant-mirim, o ipê rosa, além de diversas outras plantas ornamentais e nativas. “Eu adoro planta. Isso é uma coisa já incentivada pela minha mãe. Minha filha também adora a natureza, por isso eu escolhi a palmeira, porque acho que vai ficar bem legal lá em casa no jardim”, comentou a colaboradora Vera Ramos.

A Semana do Meio Ambiente contou ainda com o apoio da Associação dos Aposentados Fazendários Estaduais do Ceará (Aafec), da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Ceará (Auditece), da Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais (Cafaz), do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf). Para o estudioso em ecologia Luis Carlos Diógenes, da Fundação Sintaf, também parceira do evento, a semana foi uma oportunidade de contribuir com o desenvolvimento da cidadania ecológica. “Nós precisamos nos alfabetizar ecologicamente, agora escorados dentro dos paradigmas científicos”, refletiu.
O Coral dos Fazendários, com a regência da Maestrina Aparecida Silvino e do Maestro Thiago Nogueira, animou o seminário de encerramento com uma versão alternativa da canção “Dias Melhores”.