Sefaz-CE realiza 12ª edição do Encontro de Gestores

26 de junho de 2023 - 17:53

Vanessa Alves - Texto
Layla Galvão - Fotos

O evento reuniu lideranças fazendárias da Capital e do Interior com a finalidade de alinhar estratégias e ações nesta nova gestão

Na manhã da última sexta-feira (23/6), a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip) e da Coordenadoria de Gestāo de Pessoas (Cogep), promoveu a 12ª edição do Encontro de Gestores, a primeira de 2023. O momento, que reuniu 134 lideranças de todas as unidades do Fisco Estadual, ocorreu no auditório da sede III da Sefaz e foi transmitido virtualmente para as repartições do interior. O objetivo do encontro foi o acolhimento e o alinhamento do trabalho realizado pelos gestores e respectivas equipes, a fim de que seja prestado o melhor serviço possível à população do estado.

O titular da Sefaz-CE, Fabrízio Gomes, falou sobre a repercussão das atividades exercidas pela Secretaria na vida dos cearenses, principalmente, no cotidiano daqueles em situação de vulnerabilidade social, o que resulta na necessidade de afinco, dedicação e comprometimento dos fazendários enquanto servidores públicos. “Não chegamos a lugar algum sozinhos. A gestão é um processo de amadurecimento que só acontece quando trabalhamos em equipe”, destacou Fabrízio Gomes.

O secretário também abordou os desafios atuais das finanças públicas diante da perda arrecadatória dos entes federados e da reforma tributária. Além disso, ele reforçou a missão do Fisco de melhorar a vida das pessoas, arrecadando com justiça e gerindo com excelência os recursos financeiros da sociedade.

“Não existe setor público forte se não houver economia forte. Não haverá arrecadação se as empresas não estiverem se desenvolvendo e se a economia não estiver crescendo. Também não existe um setor econômico privado forte se o Estado não for equilibrado e sustentável”, afirmou o titular da Sefaz.

Sefaz na Capital e no Interior

O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Saulo Toscano, dividiu com a secretária executiva da Receita, Liana Machado, e com o secretário executivo do Tesouro Estadual e Metas Fiscais, Márcio Cardeal, a apresentação da rotina, da estratégia para 2023 e da estrutura da Sefaz, descrevendo as áreas e os servidores responsáveis por gerir cada célula.

Saulo Toscano também discorreu sobre a presença da Sefaz-CE em diferentes partes do estado. “É essencial possibilitar as mesmas condições de trabalho aos servidores e a mesma qualidade de serviço aos cidadãos do interior do Ceará. A Secretaria da Fazenda não está só em Fortaleza”, evidenciou o gestor.

Conforme o administrador do Posto Fiscal de Tianguá, Gustavo Peixoto, o Encontro de Gestores é relevante no sentido de socialização e de alinhamento de informações entre servidores de diferentes unidades. “Passo muito tempo fora de Fortaleza, então, em momentos como esse, encontro colegas, trocamos ideias, compartilhamos aprendizados e ficamos sabendo de mudanças e de inovações que estão ocorrendo”, relatou o servidor.

Para a administradora do Posto Fiscal do Crato, Iara Palácio, a reunião é necessária para que as unidades tenham conformidade nas gestões e troquem informações acerca de serviços como arrecadação. “Como Fisco, somos responsáveis pela arrecadação de tributos, que atenderão às demandas sociais. Os gestores, à frente das unidades, precisam ter e propagar a perspectiva de arrecadação consciente de tributos. Essa compreensão de cidadania é expandida e fortalecida em encontros como esse”, ressaltou Iara Palácio.

A coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip), Inês Vale, discursou sobre a Estratégia da Sefaz e a importância de não negligenciar o âmbito estratégico em prol do foco total nas atribuições operacionais. A coordenadora da Assessoria de Comunicação (Ascom), Joelina Barros, divulgou um projeto do setor que visa aproximar as unidades de atendimento da Sefaz-CE do público interno e externo.

Setor público ágil

A programação também contou com a palestra “Metodologias Ágeis no Setor Público”, ministrada pela agilista Amanda Lima, do Íris, Laboratório de Inovação de Dados do Governo do Ceará. A especialista em gestão ágil com foco em Scrum explicou que ser ágil não é sinônimo de ser rápido. Para ela, a celeridade é consequência de ser adaptativo, o real significado de agilidade.

A agilista também tratou de técnicas de priorização de tarefas e abordou os principais métodos ágeis: Kanban, Lean Startup, Scrum e Business Agility. Além disso, ela esclareceu como se dá a inovação no setor público, que deve ser pautada pela novidade, ou seja, por novas abordagens; pela implementação, não apenas idealização; e pelo impacto, incluindo eficiência, efetividade, e satisfação do cidadão e do servidor.

“Na metodologia tradicional, o fluxo de atividades é contínuo e os planos devem ser cumpridos acima de tudo, ainda que não façam mais sentido para a obtenção dos resultados almejados. Já a metodologia ágil tem como característica a flexibilidade, encaixando-se mais com a realidade de projetos complexos. Além disso, o fluxo ágil é iterativo, de melhoria contínua”, descreveu Amanda Lima.

A 12ª edição do evento teve acolhida dos participantes com saxofone e guitarra, instrumentos tocados, respectivamente, pelos fazendários Luiz Fernando e Carlos Alberto.

*Texto: Vanessa Alves (estagiária sob supervisão das jornalistas Hannah Freitas e Sara Rebeca Aguiar)