Primeira reunião estratégica da TI de 2023 celebra inovações relevantes para o cidadão

4 de julho de 2023 - 15:05

Sara Rebeca Aguiar - Texto
Clarice Maia - Fotos

1ª Reunião de Alinhamento Estratégico (RAE) da TI de 2023 reuniu servidores e colaboradores das cinco células da coordenadoria da área, na manhã dessa segunda (3/7)

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) promoveu, por meio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) do órgão, a 1ª Reunião de Alinhamento Estratégico (RAE) da TI de 2023, na manhã dessa segunda-feira (3/7), no auditório da sede 3, da Fazenda Estadual. O momento foi de sincronização entre as várias células que compõem a coordenadoria e também de celebração, diante dos avanços que a área vem apresentando em relação à integração de informações e à facilitação de processos no dia a dia do cidadão.

A revisão do Planejamento Estratégico de todas áreas, realizado no primeiro semestre de 2023, demonstrou que das cerca de 100 iniciativas levadas a balanço, 28 delas refletem impacto direto da TI, sendo cinco de alto valor estratégico dentro da instituição, além das ações apontadas pela própria Cotic, em outros encontros. Para o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Saulo Toscano, o panorama destaca a importância da TI como uma área protagonista de transformação na Fazenda. “O mundo passa por uma transformação digital e a TI está à frente disso. É um ator extremamente importante, para que a gente consiga atender melhor a sociedade”, disse Saulo.

À frente da TI desde janeiro de 2023, o coordenador da Cotic, Thiago Barcelos, recordou que a atuação madura e ponderada da equipe, em muitos momentos desafiadores, fez a diferença para que resultados importantes para o órgão pudessem se concretizar. “Houve momentos de emergência, em que a gente precisou agir rápido, e foi muito importante contar com uma equipe experiente. Acho que a gente conseguiu conciliar bem a urgência e o planejamento. Isso diz muito sobre a competência da equipe de TI que temos, hoje, na Sefaz”, enalteceu Thiago.

O momento também prestou agradecimentos à atual coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip), Inês Vale, antecessora de Barcelos. As tomadas de decisão e os resultados fortalecidos por Barcelos foram também alicerçados e construídos durante o tempo em que Inês conduziu a área. “A Codip continua acompanhando essas iniciativas porque a maioria delas é estratégica. Olhamos a casa como um todo e a maioria do que vem da TI é fundamental para todos nós. Nossa mensagem é sempre estar perto das inovações, não só investindo em tecnologia, mas pensando no humano, nos problemas que a gente pode resolver junto”, enfatizou Inês.

Durante a manhã, houve a palestra ‘Acelerando Inovações e Quebrando Paradigmas na Era da Inteligência Artificial’, ministrada pelo auditor de TI, Ronivaldo Sampaio. A programação também contou com a reflexão das entregas das cinco células que fazem parte da Cotic: Célula de Governança de TIC (Cegot), Célula de Sistemas de Informação (Cesinf), Célula de Governança e Inteligência de Dados (Cegid), Célula de Infraestrutura de TIC (Ceiti) e Célula de Solução e Projetos de TIC (Cesop). Cada gestor foi convidado por Barcelos a pensar em legados que queiram deixar para as próximas gestões. As palavras inovação, confiança, parceria, superação, resultados e benefícios ao cidadão foram muito citadas.

De acordo com Saulo Toscano, o evento pôs em evidência uma equipe de TI de muito destaque no Estado, que está na vanguarda das mudanças. ”Nosso olhar para o Big data, para a Nuvem, para a Inteligência Artificial é um olhar para uma tecnologia que facilita a vida das pessoas. Nossos focos são as pessoas e a eficiência nos resultados que impactam a vida das pessoas. E a nossa equipe tem conseguido fazer isso com maestria”, ressaltou.