Ouvidoria da Sefaz-CE atinge índice de resolubilidade acima da meta da CGE

1 de agosto de 2023 - 11:34 #

Cássio Vasconcelos - Texto
Thiago Mêdeiros - Arte Gráfica

A Ouvidoria da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) atingiu um índice de resolubilidade acima da meta proposta pelos indicadores da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE-CE). Conforme o Relatório de Gestão de Ouvidoria de 2022, divulgado nessa sexta-feira (28/7), cerca de 4,7 mil cidadãos tiveram demandas atendidas dentro do prazo pelo Fisco Estadual, o que compreende 99,98% das manifestações.

O coordenador da Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria (Ascoi), da Sefaz, Jurandir Gurgel, explicou como funciona o Índice de Manifestações Procedentes de Ouvidoria Respondidas no Prazo, indicador responsável por medir a resolubilidade das ouvidorias setoriais. “Esse índice tenta aferir o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria e diz respeito ao prazo de atendimento. Portanto, é importante explicar que a manifestação do cidadão é tratada com a ouvidoria, mas quem possui a competência para dar a resposta são as áreas com a propriedade da informação. Dessa forma, a ouvidoria faz esse canal, essa ponte entre o cidadão e a área que detém a propriedade da resposta”, esclarece o gestor.

Os principais assuntos demandados nas manifestações incluem orientações sobre serviços, tramitação de processos fiscais, além do cadastro e da fiscalização de empresas. Também compuseram esse quadro as solicitações sobre serviço de mercadoria em trânsito e emissão de imposto sobre veículo automotor (IPVA).

Sobre as medidas implementadas ao longo de 2022 que contribuíram para a melhoria no atendimento, Jurandir Gurgel ainda destaca: “Quando nós assumimos a Ouvidoria, nós criamos um projeto de ressignificação da Ascoi. Verificamos que a Sefaz precisava conhecer melhor o trabalho da Ouvidoria. A parceria com a área de Comunicação foi importante nesse sentido. Nós mostramos os resultados no Comitê Executivo, onde todos os outros coordenadores puderam perceber o volume de manifestações que passam pela Ouvidoria: uma média de mais de 5 mil atendimentos por ano. Então, tendo esse diálogo com as demais áreas, se começou a priorizar a resposta dentro do prazo. Entendemos que esse trabalho de disseminar os resultados, mostrar quão importante é esse canal que o cidadão sempre busca, fazendo seus direitos terem efetividade, se coloca como um meio extremamente relevante para o exercício da cidadania”.

A Ascoi está entre as ouvidorias setoriais mais demandadas pelos cidadãos no estado, integrando 7% das manifestações registradas.

Serviço

Para tirar dúvidas, encaminhar pendências ou registrar sugestões e reclamações, o cidadão pode contatar a Ouvidoria da Fazenda através do telefone 155 ou acessar a página do Ceará Transparente (https://www.cearatransparente.ce.gov.br/). O atendimento por videoconferência deve ser agendado previamente no seguinte endereço (http://www2.sefaz.ce.gov.br/atendimento-internet).

 

*Cássio Vasconcelos, estagiário sob supervisão das jornalistas Hannah Freitas e Sara Rebeca Aguiar.