Atendimento 4.0 é recebido com entusiasmo por contadores em dia de teste do novo sistema
24 de agosto de 2023 - 16:28 ##sefazparceira #atendimento4.0
Sara Rebeca Aguiar - Texto
Coate / Sefaz - Fotos
A Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz-CE), por meio da Coordenadoria de Atendimento de Execução (Coate), realizou na última sexta-feira (18/8), apresentação do novo projeto Atendimento 4.0 para contadores do estado, com o objetivo de cumprir com a transparência e colher sugestões desse público específico acerca dos serviços que, em breve, serão disponibilizados pelo site da Sefaz.
A classe contábil é considerada um dos principais usuários dos serviços de atendimento da Secretaria, de acordo com a coordenadora da Coate, Daniela Gouveia. Mais de 40 profissionais, incluindo o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC-CE), Francélio Arlindo de Souza Cavalcante, participaram da experimentação.
“Foi um momento importante para a classe contábil cearense, pois nos foi dada a oportunidade de realizar alguns apontamentos e contribuir com sugestões antes do lançamento do projeto para o grande público. Entendemos que a Secretaria da Fazenda, nos últimos anos, tem tido um diálogo mais estreito com os profissionais da Contabilidade e com a sociedade, de um modo geral”, destacou Francélio.
Daniela ressaltou que a ideia era mesmo dividir com esse público expressivo da Sefaz o processo de aperfeiçoamento e de ajustes, evitando surpresas no dia do lançamento do projeto. “Alcançamos o que buscávamos com esse encontro que era lançar esse olhar mais crítico, para que os contadores pudessem nos alertar para algo que, talvez, tivéssemos esquecido. E foi gratificante perceber, junto com eles, o quanto estamos acertando. As sugestões foram muito pertinentes, mas nenhuma grande surpresa”, relatou Daniela.
Para o orientador da Célula de Atendimento (Ceate) da Coate, Wilton Bessa, a reunião foi relevante em um contexto de grande mudança no atendimento do órgão. “É um processo muito forte de modernização, de inovação, tanto interno quanto externo. É uma mudança cultural também. Então, vai existir um primeiro impacto, mas, aos poucos, as pessoas vão entender essa nova sistemática”.
Após o lançamento do projeto Atendimento 4.0, que deve ocorrer em breve, todos os cidadãos terão acesso à nova plataforma, que deverá contar com Portal de Serviços, Assistente Virtual – também com atendimento humano – e com o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Com a implantação, o relacionamento com os cidadãos deve ser realizado de forma mais célere e eficiente, diante das dúvidas do contribuinte, que poderá acompanhar, online, todo o fluxo da solicitação.