Secretário da Fazenda recebe diretor do Instituto Pensando Bem

15 de setembro de 2023 - 15:22 #

Cássio Vasconcelos* - Texto
Layla Galvão - Fotos

O diálogo deu continuidade ao Café com Ideias, projeto voltado para ouvir representantes de setores que transformam a economia e geram impacto social positivo.

O titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), Fabrízio Gomes, conversou em seu gabinete com o CEO do Instituto Pensando Bem, Rutênio Florêncio. O encontro aconteceu na tarde de quinta-feira (14/09) e tratou sobre os projetos desenvolvidos pela organização no bairro Vila Velha. O propósito foi sobretudo compreender as demandas e iniciativas que podem transformar a realidade social das populações periféricas.

Agradecendo ao convidado pela troca de ideias, o secretário destacou como o poder público pode aprender a entregar melhores serviços quando escuta, acolhe e apoia empreendimentos dessa natureza. “O Rutênio é uma grande liderança, tem um trabalho muito importante. Eu ouvi as ideias dele para ajudar a gestão pública como um todo, para olharmos cada vez mais para as pessoas. É importante ter esse cuidado e ouvir o que realmente as pessoas mais precisam”, pontuou o gestor.

Falando sobre o espaço de atuação, Rutênio comenta que a palavra favela não possui necessariamente uma conotação negativa. Do contrário, esse vocábulo é reivindicado com orgulho e assume um papel de fortalecimento da identidade e dos potenciais que o local guarda. Segundo o líder do instituto, estar dentro da favela, trabalhando para as pessoas de lá, é o grande diferencial da ONG. “Para mim é muito importante o combate à desigualdade social e a oportunidade de você (secretário) me escutar, entender a minha história, o que é a Favela do Inferninho, para mim é de extrema importância”.

O Beco Céu, sede da organização coordenada pelo jovem de 24 anos, é o palco onde essas mudanças sociais acontecem. Com o objetivo de motivar as pessoas da comunidade a ir além, potencializando sonhos, o Pensando Bem já promoveu mais de 20 oficinas de formação, atendendo mais de 420 famílias nos três anos em que vem atuando, além de promover diversas atividades culturais e desportivas para os cidadãos do entorno.

Trabalhar para transformar a favela, partindo de uma perspectiva que a compreenda como um território de possibilidades apesar dos desafios, constitui o compromisso de Rutênio Florêncio. “Desigualdade social se combate com oportunidade”, sintetiza.

*Cássio Vasconcelos estagiário sob supervisão das jornalistas Hannah Freitas e Sara Rebeca Aguiar.