Técnicas da Sefaz-CE se reúnem com jovens de escola pública em conversa sobre tributação

5 de outubro de 2023 - 15:34 #

Sara Rebeca Aguiar - Texto
Layla Galvão - Fotos

Cerca de 100 estudantes do ensino médio receberam a equipe do Núcleo de Educação Fiscal na manhã da última terça-feira (3/10) em escola no bairro Quintino Cunha 

Qual a relação entre a arrecadação tributária e a fiscalização cidadã para a qualidade dos serviços públicos? O tema esteve no centro das discussões na manhã da última terça-feira (3/10), no auditório da EEMTI Maria José Santos Ferreira Gomes, no bairro Quintino Cunha. Cerca de 100 estudantes do ensino médio receberam a equipe do Núcleo de Educação Fiscal, da Secretaria da Fazenda do Ceara (Sefaz-CE) para o evento, organizado pela escola, intitulado “A importância do programa Sua Nota Tem Valor (SNTV) e da educação fiscal no contexto escolar”. 

A supervisora do Programa de Educação Fiscal, Clarissa Barroso, e a gestora do programa SNTV, Jonilma Maia, conversaram com os estudantes sobre a importância social dos tributos e a necessidade de compreendermos a aplicação deles para monitorar o funcionamento dos serviços públicos. O professor da disciplina de Português das turmas, Carlos Eduardo Braga, responsável por incentivar os alunos ao debate, destacou que a educação fiscal é tema transversal recorrente, dentro da escola. 

Em uma fala interativa com os jovens, a supervisora Clarissa destacou o valor de estarmos bem informados sobre os tributos para que possamos exigir melhorias para a comunidade. “Não é dizer que imposto é ruim e querer que os serviços públicos da nossa cidade, do nosso país sejam maravilhosos. Precisamos nos envolver, pessoal. Isso também é cidadania. Precisamos saber onde e como estão sendo aplicados os impostos que a gente está pagando, porque todos eles são cobrados para melhorar a vida das pessoas. Precisamos monitorar esse processo e a atuação de vocês, desde cedo, é tão fundamental!”, ressaltou Clarissa.”

Na fala para os estudantes, a gestora do Sua Nota, Jonilma Maia, caracterizou com uma analogia o momento com os estudantes. “A educação fiscal é uma semente que você planta para colher lá na frente. Sabemos que não é fácil, gente, mas precisamos saber o papel que cabe a cada um de nós nesse cenário de exigir o cumprimento de políticas públicas que beneficiem as pessoas. Se a gente só elege e acha que já fez o papel de cidadão… não é assim. Isso é só o primeiro passo! A compreensão do funcionamento da arrecadação de tributos faz parte de todo o processo de cidadania.”

Atentos do início ao fim às falas das técnicas da Sefaz-CE, as estudantes Ivy Alencar (1º ano), Stela Soares (1º ano), Francisca Marciele (3º ano) e o estudante Elison Felipe (1º ano) consideraram os conhecimentos apreendidos durante a manhã como uma maneira de sensibilizar mais e mais os colegas para o tema. “É muito bom saber, por exemplo, que há programas como o Sua Nota Tem Valor que nos ajudam nesse processo de conscientização. Minha família e eu não pedíamos o CPF na nota. Agora, eu já sei como é importante”, falou Stela. “Eu gostei de saber sobre a isenção dos microempreendedores. Acho que deve mesmo existir essa justiça fiscal”, acrescentou Elison. 

O professor Carlos Eduardo considerou oportuno esse encontro entre Fisco estadual e estudantes da rede pública, principalmente, da periferia. “Essa abertura para dialogar, para estar perto, para ouvir a juventude é determinante para formarmos pessoas mais críticas,  cidadãos mais conscientes de seus papéis sociais. A transformação vem desses questionamentos e dessa interação também”, ressaltou o professor. 

O momento consistiu na abertura de uma programação de vários dias, conduzida pela instituição, ao longo deste mês de outubro, que trabalha a conscientização dos jovens para a cidadania fiscal. O evento contou também com a presença da colaboradora da equipe do programa Sua Nota Tem Valor, Daniele Ribeiro.