Cultura de inovação é destaque na 2ª reunião estratégica da TI da Sefaz, de 2023
6 de novembro de 2023 - 16:28
Sara Rebeca Aguiar - Texto
Layla Galvão - Fotos
A manhã de atividades contou com as palestras do coordenador de pesquisa do Instituto Atlântico, Alex Monteiro, e da servidora Juliana Xavier
A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) promoveu, por meio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), a 2ª Reunião de Alinhamento Estratégico (RAE) da TI de 2023. O encontro aconteceu no auditório da sede 3, da Fazenda Estadual, no dia 31 de outubro. Houve palestra do convidado externo Alex Monteiro, coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Instituto Atlântico, e da servidora Juliana Xavier. Além de líderes, servidores e colaboradores da área de Tecnologia, participaram da manhã o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Saulo Toscano, e a coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip), Inês Vale.
Para o secretário Saulo, a TI é responsável por grande parte dos bons resultados alcançados pela Secretaria da Fazenda. “A minha admiração só aumenta. A TI, em todos os órgãos, e na Sefaz não é diferente, tem a responsabilidade de arrastar as correntes, sustentar a casa, deixar funcionando tudo perfeitamente. E há sempre a grande expectativa da inovação, do olhar para o futuro. A responsabilidade é enorme. Boa parte de todas as iniciativas da casa estão sustentadas na TI. Há muitas dificuldades, mas a gente nunca deixa de entregar resultados.”
O coordenador da Cotic, Thiago Barcelos, afirmou que o momento é uma oportunidade valiosa de rever prioridades e projetar os próximos passos. “A inovação é um desafio diário e, a partir dela, oportunizamos a todos, servidores e colaboradores, situações para pensarmos soluções. É muito gratificante trabalhar com uma equipe responsável e engajada.”
O gestor do Instituto Atlântico, Alex Monteiro, proferiu a palestra “Como a inovação acontece no Instituto Atlântico”. Para ele, a inovação pode ser, de fato, uma grande parceira do processo de arrecadação e de prestação de contas com o Estado e com o cidadão cearense. “Conheço a Sefaz já de longa data e ela sempre investiu na área e esteve à frente do seu tempo, em termos de Tecnologia da Informação. É um órgão muito preparado para gerar ainda mais valor ao que já é muito bem implementado, aumentando a eficiência aos serviços ofertados aos cidadãos.”
Na ocasião, a servidora Juliana Xavier falou sobre o tema “Diagnóstico do Simples Nacional”. Ela disse que o diagnóstico é a primeira fase da transformação de processos, o que, a partir de então, pode culminar com uma inovação.
“Concluímos a primeira fase da transformação, que foi o diagnóstico. As iniciativas sugeridas no diagnóstico incluem soluções de TIC, como, por exemplo, a construção de um sistema simplificado para pagamento de multas aplicadas aos contribuintes não conformes. O sistema também informaria ao contribuinte um detalhamento da não conformidade (pendência) identificada pela Sefaz, reduzindo, com isso, a quantidade dos atendimentos e também dos processos de contestação”, explicou Juliana. De acordo com pesquisadora do assunto, foram também propostas no diagnóstico iniciativas simples, que não dependem da TIC, que exigem pouco esforço, mas que têm impacto positivo, como a mudança das notificações para o contribuinte, utilizando Linguagem Simples.
No decorrer da manhã, vários projetos destaques das áreas da Cotic foram apresentados por seus respectivos orientadores: Francisco Alceles, da Célula de Infraestrutura de TI (Ceiti); Andrei Oliveira, da Célula de Governança de TI (Cegot); Aguimar Neto, da Célula de Desenvolvimento de Sistemas (Cesinf); Luciano Tecchio, da Célula de Dados (Cegid); e Daniel Boyadjan, da Célula de Soluções e Projetos (Cesop).
Thiago Barcelos ratificou a importância do momento para a integração de toda a equipe e reafirmou a frequência de reuniões semelhantes, para a área, em 2024.
A 1ª Reunião de Alinhamento Estratégico (RAE) TI de 2023 ocorreu no dia 3 de julho deste ano e celebrou os impactos relevantes da TI da Sefaz para o dia a dia do cidadão. Confira aqui a cobertura do primeiro evento.