Projeto Fisco na Escola Inaugura as visitas de 2024 ao interior do Estado

30 de abril de 2024 - 15:29 #

Cássio Vasconcelos, estagiário sob supervisão da jornalista Hannah Freitas* - Texto

O Programa de Educação Fiscal adotou a estratégia para fortalecer a participação cidadã em todo o território estadual.

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio do Programa de Educação Fiscal (PEF-CE), participou de ações educativas em três escolas da rede pública estadual, localizadas no interior do estado. Com objetivo de fomentar a consciência cidadã, estudantes e professores dos municípios de Cruz e Bela Cruz vivenciaram a prática da Educação Fiscal. As atividades fazem parte do projeto Fisco na Escola e ocorreram entre 25 e 26 de abril em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc-CE).

No primeiro dia, pela manhã, alunos do curso técnico em Contabilidade e Administração da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Júlio França conheceram a aplicação da educação fiscal na sociedade, como parte da programação do evento Semana da Contabilidade. Pela tarde, a oficina foi ministrada aos estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Marieta Santos. O segundo dia concentrou as ações na EEMTI São Francisco da Cruz.

Conforme a gestora do PEF-CE, Clarissa Barroso, há um interesse crescente da sociedade pelo tema, consolidando o trabalho realizado pelo programa nos últimos 25 anos. “As escolas que visitamos incluíram neste semestre a Educação Fiscal em seu plano de ensino. Como unidade curricular eletiva, ela concorre com outras no momento da seleção. A escolha, portanto, é sinal do interesse pelo assunto e da sua importância na formação dos estudantes”, pontuou a gestora.

Vivência do Fisco na educação pela cidadania

A educadora fiscal, Carol Gomes, comentou sobre o significado do projeto para a formação dos estudantes. “Ao concretizarmos a iniciativa de conhecermos de perto a atuação da Educação Fiscal nas escolas localizadas no interior do nosso estado, me fez lembrar do sentimento de pertencimento na minha trajetória escolar. Também fui aluna de escola pública do interior, sei das dificuldades e especificidades de um lugar que muitas vezes não tem tantas oportunidades”.

“Hoje, ao visitar algumas escolas da Crede 3, percebo o quanto nossos jovens compreendem a importância do seu papel dentro de suas comunidades, como seres críticos, atuantes e com responsabilidade social. Eles são os verdadeiros protagonistas desse cenário!”, destacou a educadora.

O Fisco na capacitação técnica de estudantes

Coordenador e professor dos cursos técnicos de Administração e Contabilidade na EEEP Júlio França, Valter Júnior Freitas Araújo resumiu as discussões apresentadas na palestra Semana da Contabilidade 2024 – internacionalização da contabilidade: desafios e oportunidades na globalização, ministrada pela gestora do PEF. “Foram abordadas as caracterizações e tendências recorrentes da reforma tributária nacional, além de conceitos e recursos de transparência sobre os atos públicos e definições apresentadas pelo Código Tributário Nacional”, comentou o docente.

“De forma dinâmica e exemplificativa, o conteúdo estimulou os mais de 130 alunos presentes no momento (185 no total), a fim de habilitá-los a exercer a cidadania de forma efetiva e participativa. O momento revelou-se com grande valia, garantindo aprendizado ao nosso público discente, conhecendo melhor os programas, realidades e práticas do órgão que é tão estudado pelos acadêmicos dos cursos que compõem o eixo de gestão e negócios”, destacou o coordenador.

Próximas ações rumo à Educação Fiscal

Além das disciplinas obrigatórias, como Português e Matemática, as Unidades Curriculares Eletivas (UCE) podem compor a grade do ensino básico. Desde 2017, a Educação Fiscal tem sido uma das UCEs disponíveis nas EEMTIs. Num total de 367 instituições desse tipo no estado, cerca de 21.5% delas adotaram a Educação Fiscal neste semestre.

“Ainda no decorrer deste mês de abril, daremos sequência às visitas do Projeto Fisco na Escola, agora focadas na região sul do estado. A interiorização das ações do projeto também contará com a colaboração de parceiros da Educação Fiscal localizados próximos aos municípios a serem visitados” informou ainda a gestora do PEF.

Como parte das próximas ações, o projeto está com visitas previstas aos municípios de Jucás (30/04) e de Juazeiro do Norte (8/05).