13º Encontro de Gestores da Sefaz-CE promove diálogo sobre estratégias e resultados

11 de junho de 2024 - 09:30 #

Vanessa Alves, estagiária sob supervisão da jornalista Hannah Freitas* - Texto
Layla Galvão - Fotos

Evento contou com transmissão virtual e acolhida ao som de forró pé de serra

Na manhã de sexta-feira (7), a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) realizou, no auditório da sede III, a 13ª edição do Encontro de Gestores. Com o intuito de facilitar a discussão sobre resultados de 2023 e as perspectivas para 2024, o evento reuniu gestores fazendários da capital e do interior.

Durante a fala de abertura, o secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, abordou os desafios e as atribuições dos gestores do órgão. “Todos os servidores e colaboradores fazem o sucesso da casa, mas são os gestores que comandam o barco, que direcionam a Secretaria da Fazenda pelos melhores caminhos”, afirmou o titular da pasta.

Surpreendendo os participantes do momento por não ter sido previamente anunciado como palestrante, o treinador e autor Marcos Rossi explicou a influência de decisões, preparação e oportunidades na obtenção de resultados almejados. Nascido com a síndrome de Richner-Hanhart, ele relatou a própria trajetória e afirmou não ter deixado a condição ou a expectativa de vida estimada por médicos impedi-lo de sonhar.

“A vida acontece sempre para você e não com você. […] Precisamos de sabedoria para utilizar os recursos disponíveis à nossa volta, em vez de olharmos para o que está faltando. São as decisões, não as nossas condições, que determinam a nossa vida”, disse Marcos Rossi. O palestrante falou ainda sobre perguntar a si mesmo “por que isso, por que agora e por que eu?”, a fim de traçar metas específicas e entender o próprio comprometimento com algo.

Realização, perspectivas e avaliação

Os secretários executivos do Tesouro Estadual e Metas Fiscais, Márcio Cardeal; da Receita Estadual, Liana Machado; do Planejamento e Gestão Interna, Guilherme França, apresentaram os resultados de 2023 das áreas que gerem, assim como as estratégias para 2024. Entre as informações compartilhadas, estão as missões de cada Secretaria Executiva, os pilares estratégicos, os projetos em andamento e os de implementação futura, os resultados esperados com eles e os Key Results (KRs, Resultados-Chave).

A coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip), Cristina Saboia, expôs o Relatório de Avaliação da Estratégia (RAE) da Sefaz referente a 2023. A gestora abordou o Mapa Estratégico, mostrando dados de avaliação das metas estratégicas, do desempenho geral da estratégia e dos projetos estratégicos, destacando, neste último caso, o Atendimento 4.0 e o Posto Fiscal Inteligente.

Participação e ensinamentos

A supervisora do Núcleo de Atendimento (Nuat) da Secretaria da Fazenda em Crateús, Vanuza Santos, participou de todas as edições do evento. Conforme a gestora, “O Encontro de Gestores sempre traz temas excelentes. Esse foi ímpar, pois não foi anunciado qual era o palestrante e ele tratou de temas de que precisamos no dia a dia como gestores. Precisamos fortalecer a energia, procurar as estratégias, e esse rumo que ele nos mostrou foi espetacular”.

Presente pela primeira vez na ocasião, o administrador do Posto Fiscal do Aeroporto, Reginaldo Alves, relatou que o encontro foi bastante especial. “Tivemos um primeiro momento de descontração com forró, um aspecto positivo da nossa região [Nordeste], e uma palestra extraordinária, que nos trouxe ensinamentos para os âmbitos pessoal e profissional. Também vimos as ações dos planejamentos estratégicos de todas as Secretarias [Executivas] e foi tudo excelente”, comentou o gestor.

Programação

Além da palestra de Marcos Rossi e da demonstração de resultados e estratégias das Secretarias Executivas da Sefaz-CE, a programação do 13º Encontro de Gestores teve, a partir de parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), recepção com a cantora Keyliane Cristian e os músicos Cecília Araújo Costa, no acordeon, e Luiz Gonzaga, na zabumba.

À tarde, para promover integração entre as unidades da Sefaz de todo o estado, houve visita de servidores fazendários da capital e do interior às sedes do órgão no Centro de Fortaleza.