Sefaz-CE apresenta projeto Big Data a auditores de Sergipe

20 de junho de 2024 - 14:11 #

Cássio Vasconcelos, estagiário sob supervisão da jornalista Hannah Freitas* - Texto
Layla Galvão - Fotos

A apresentação do histórico e dos conhecimentos técnicos a respeito da iniciativa contribui para projetar o pioneirismo do Fisco Cearense no cenário nacional

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio da Coordenadoria de Monitoramento e Fiscalização (Comfi), recebeu um grupo de auditores fiscais da Receita Estadual de Sergipe entre os dias 18 e 19 de junho. A visita técnica ocorreu na sala do Comitê Gestor e teve como objetivo apresentar o projeto Big Data à Sefaz-SE, disseminando as práticas inovadoras da Fazenda cearense.

O encontro foi conduzido pela Célula de Planejamento e Acompanhamento do Monitoramento e Fiscalização (Cepam), vinculada à Comfi. No primeiro dia, abordou-se como as tecnologias de processamento de altas volumetrias de dados (Big Data) contribuem para  o planejamento e gestão da malha fiscal. A Coordenadoria de Análise Avançada de Dados (Coaad) participou pela tarde apresentando os trabalhos envolvendo Machine Learning (aprendizado de máquina) e Redes Neurais.

No segundo dia, apresentou-se como o Atendimento Ágil utiliza os benefícios da inteligência artificial para lidar com as demandas do contribuinte. Além disso, os técnicos de Sergipe puderam conhecer mais sobre o Painel do Contribuinte, hub de informações e sistemas; sobre os resultados expressivos do projeto de habitualidade do trânsito de mercadorias; e sobre um dos programas pioneiros no Brasil em conformidade tributária, o Contribuinte Pai d’Égua.

Conforme o gestor da Cepam, Everton Bessa, as ferramentas Big Data permitem o direcionamento otimizado da ação fiscal, além de viabilizar o monitoramento mais eficaz, dando também ao contribuinte a oportunidade de autorregularização. “Nosso papel enquanto fiscal é também aumentar a conformidade tributária”, pontuou ainda o gestor.

Pioneirismo tecnológico do Fisco cearense

Conforme o supervisor do Núcleo de Planejamento da Cepam, César Barroso, “a Sefaz-CE tem se mostrado pioneira em muitos aspectos na utilização do Big Data. A respeito dessa tecnologia, o que mais chamou a atenção dos colegas de Sergipe e fez com que eles entrassem em contato conosco foi especificamente o trabalho que desenvolvemos na parte de planejamento fiscal e gestão de malha fisca”, destacou o supervisor.

A ideia de compartilhar conhecimentos em soluções tecnológicas surgiu após uma oficina realizada em 2023, ministrada pela plataforma de consultoria EloGroup às instituições tributárias. “Durante esse diálogo inicial, apresentamos também um panorama geral de outras iniciativas exitosas que vêm sendo desenvolvidas por equipes diversas da Sefaz-CE. Isso resultou na decisão deles de virem nos visitar para podermos trocar experiências”, pontuou ainda César Barroso.

Participaram como palestrantes da Sefaz-CE os servidores: Cesar Barroso, Everton Bessa, Marco Blohem, Pedro Thales, Cristiano Costa, Ronivaldo Sampaio, Robson Ribeiro, Wilton Bessa, Roxane Nogueira, José Roberto Júnior, Ricardo Cruz e Themir Quintans.

Participaram do encontro representando a Sefaz-SE os auditores: Bruno Viard; Carlos Antônio Júnior; Erivaldo Santos; Maurílio Goes; Nilson Oliveira.