Propósito público: unidades do interior recebem programação especial
24 de outubro de 2024 - 14:52 ##Cidadania Fiscal #SefazCE #Propósito público #Interior #Serviço Público
Cássio Vasconcelos, sob supervisão da jornalista Hannah Freitas* - Texto
Os encontros foram uma oportunidade de integração entre administração fazendária, servidores e colaboradores no interior do estado
Em alusão ao dia do servidor público, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) promoveu atividades voltadas às equipes do Cariri. Transcorrida nos dias 22 e 23 de outubro, em Juazeiro do Norte, as ações incluíram um seminário e uma oficina voltados à reflexão e prática sobre o sentido do trabalho fazendário. Os eventos foram destinados aos grupos lotados nas Células de Execução (Cexats), Núcleo de Auditoria e Postos Fiscais da região.
Integrando o primeiro dia da programação, na tarde de terça-feira (22/10), o Auditório da Sefaz de Juazeiro do Norte recebeu o seminário “Servidor público em conexão: Propósito & Emoções”. Com o intuito de incentivar o autoconhecimento e aperfeiçoar habilidades interpessoais necessárias ao trabalho fiscal, o encontro incluiu as palestras “Qual o sentido de ser servidor público?” e “Como as emoções afetam o cotidiano fazendário?”, conduzidas respectivamente pelas servidoras Germana Belchior e Aurelina Farias.
O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Guilherme França, e a coordenadora de Atendimento e Execução (Coate), Daniela Gouveia, realizaram a abertura do evento, enquanto a condução do cerimonial ficou a cargo do orientador da Cexat do município, Cícero Ferreira de Freitas. Após as palestras, houve um momento reservado ao debate e à participação do público.
Conforme a facilitadora Germana Belchior, o seminário pretendeu desenvolver as dimensões comportamentais e emocionais necessárias ao trabalho no setor público. “O tema foi pensado para proporcionar aos nossos colegas uma oportunidade de se conectar consigo mesmo, com o outro, com a comunidade, fortalecendo o nosso propósito de servir e também refletindo sobre as nossas emoções, como elas refletem no nosso cotidiano. Somos seres integrais e tudo está conectado. Então o foco foi na área comportamental, nas habilidades emocionais, para que possamos fortalecer juntos o nosso sentido de servir cada vez melhor a nossa sociedade cearense”, pontuou a servidora.
Propósito público, engajamento e cidadania fiscal
Dando continuidade à programação, na quarta-feira (23/10), o dia foi dedicado a mais uma edição da oficina “Propósito público, engajamento e cidadania fiscal”. Realizada na sala de treinamento da Cexat de Juazeiro do Norte, a ocasião foi um momento para compartilhar conhecimentos e vivências, aprofundando o sentido da compreensão sobre a missão da Sefaz, que é “melhorar a vida das pessoas arrecadando com justiça e gerindo com excelência os recursos da sociedade”.
Segundo a facilitadora Aurelina Farias, a oficina objetivou fortalecer o pensamento inovador no setor público, com base na cidadania fiscal e na perspectiva do servidor cidadão. “Dentre os desafios que nos deparamos no nosso dia a dia, como servidor público, compreender o propósito público é de suma importância para o desenvolvimento da minha parcela de responsabilidade como servidor e cidadão. Dar sentido e significado ao que realizo na organização é como criar uma ponte de ligação da minha atuação com o atingimento da missão da Sefaz”.
A oficina reuniu servidores das áreas vinculadas à Secretaria Executiva da Receita. Participaram membros da Coordenadoria de Atendimento e Execução (Coate), da Coordenadoria de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (Cofit) e da Coordenadoria de Monitoramento e Fiscalização (Comfi).
Relatos e experiências
A vivência dos encontros proporcionou uma experiência enriquecedora para muitos participantes. Para a supervisora do Núcleo de Atendimento (Nuat) de Brejo Santo, Eliana Alencar, as atividades tiveram uma importância não apenas para os servidores, mas também para a sociedade em geral. “Por meio dessa oficina, nós tivemos o conhecimento de como praticar um trabalho de servir ao cidadão, com empatia, solidariedade e compromisso. É importante ressaltar que a cidadania fiscal é um meio de fazer o contribuinte e a sociedade de um modo geral compreenderem que a arrecadação se destina ao bem comum. Isto é uma prática que tem que ser disseminada. A oficina trouxe muitos conhecimentos a todos nós e estamos realmente gratos pelo empenho e pela realização desta oficina”, comentou a supervisora.
Conforme a colaboradora da Cexat de Juazeiro, Lucirlândia Henrique, todos os tópicos abordados sobre a conduta profissional e pessoal do funcionário público foram extremamente valiosos e enriquecedores. “Não só pra mim, mas para todos que ali estavam. Concordo que é necessário nutrir essa conduta e semeá-la dia a dia, pois colaboramos não somente com o aspecto profissional, mas também no aspecto humano, já que diariamente nos comunicamos com vários tipos de pessoas. É de suma importância ter esta consciência de conseguir se colocar no ponto de vista do outro”, destacou a colaboradora.
Segundo o servidor lotado no Posto Fiscal de Penaforte, Lucas Jordão, esses eventos são importantes para que haja uma maior integração entre os agentes do órgão. “Foi um evento muito enriquecedor, onde pudemos compartilhar nossas vivências, anseios e aspirações dentro da casa, com pessoas lotadas em outras áreas da Fazenda, o que faz com que a gente tenha uma visão mais ampla da nossa casa. Com isso a gente pode trazer soluções de melhoria para o nosso trabalho, para que a gente possa exercê-lo da melhor forma possível, com nosso propósito público, prestando o melhor serviço pra sociedade, porque nós fazemos parte de um órgão muito importante. Por meio do nosso trabalho o Estado pode proporcionar serviços ao cidadão”, pontuou o servidor.
Apoio
Os eventos contaram com o apoio da Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais (Cafaz) e do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf).