Sefaz recepciona novos estagiários

9 de dezembro de 2024 - 13:30 #

Cássio Vasconcelos, sob supervisão da jornalista Hannah Freitas* - Texto
Bárbara Barbosa - Fotos

Acolhida apresentou missão, valores e cultura da instituição fazendária aos ingressantes

Nesta quinta-feira (5/12), a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), recepcionou o mais novo quadro de estagiários do órgão. Ao todo, 19 estudantes de dez diferentes cursos de graduação participaram da acolhida na Sede III do Fisco Estadual. O objetivo foi apresentar o propósito de atuação da instituição, introduzi-los ao clima organizacional e informar sobre seus direitos e deveres funcionais.

O orientador da Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep), Carlos Augusto Figueiredo, introduziu o momento reforçando a importância da troca entre Sefaz e graduandos, fortalecendo a instituição fazendária e a vida profissional dos estagiários. “Esse contato, essa integração, são muito importantes. A gente cresce com isso e acredito que vocês também vão ter esse crescimento por estarem em uma instituição de 188 anos. Temos uma alta qualificação no quadro técnico dentre as secretarias de Fazenda no Brasil”, pontuou o orientador.

Vivência e aprendizado profissional

Para a estudante de Direito Gabriely Pacheco de Menezes, o estágio será uma oportunidade para aprofundar conteúdos e expandir vivências. “As minhas expectativas são que eu consiga aprender muito, porque aqui é um lugar maravilhoso e acredito que vai fazer muita diferença no meu dia a dia. Espero muito aprender sobre Direito Tributário e Direito Administrativo, que são áreas nas quais eu não atuava muito”, afirmou a estagiária, que será lotada na Célula de Compras e Contratos (Cecoc).

Segundo o estudante de Análise de Desenvolvimento de Sistemas Luiz Guilherme, o aprendizado no estágio pode ir além do conhecimento técnico. “Tenho um dilema pessoal que é ‘quanto mais eu aprendo, mais eu posso ensinar’. E não há lugar melhor para aprender do que na Secretaria da Fazenda, onde já tem funcionários com muita experiência. O que espero aprender não é apenas algo técnico, eu quero aprender a metodologia profissional: o que faz os funcionários da Sefaz serem uma equipe? Eu quero aprender isso para assim formar futuros profissionais que sejam tão qualificados quanto”, declarou o estagiário, que será lotado na  Célula de Inteligência de Dados (Ceind).

Áreas de atuação

As áreas de atuação dos estagiários incluem Administração Pública; Análise de Desenvolvimento de Sistemas; Arquitetura; Ciências Contábeis; Ciência da Computação; Direito; Engenharia Elétrica; Psicologia; Serviço Social; Sistemas e Mídias Digitais.

Além da Ceind e da Cecoc, os estagiários serão alocados nos seguintes setores: Assessoria de Comunicação (Ascom); Célula de Atendimento (Ceate); Célula de Contabilidade Centralizada dos Órgãos (Ceorg); Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep); Célula do ITCD (CEITCD); Célula de Infraestrutura (Ceinf); Célula de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (Cefit); Coordenadoria de Pesquisa e Análise Fiscal (Copaf); Coordenadoria de Relacionamento com a Sociedade e Conformidade Tributária (Cores).

A Lei n.º 11.788 de 2008, também conhecida como Lei do Estágio, regula os direitos e deveres relacionados à função.