Ouvidoria da Sefaz fortalece diálogo com as unidades fazendárias

19 de dezembro de 2024 - 10:56

Cássio Vasconcelos, sob supervisão da jornalista Hannah Freitas* - Texto

Responsável por mais de 4 mil manifestações anuais, setor é instrumento de transparência e cidadania

A Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria (Ascoi) desenvolveu um projeto de fortalecimento da Ouvidoria da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE). Neste mês de dezembro, a equipe da área está realizando reuniões com as unidades fazendárias para apresentar os principais indicadores e demandas registradas no Portal Ceará Transparente.

Na manhã desta quarta-feira (18/12) o encontro aconteceu na Célula de Execução da Administração Tributária (Cexat) Água Fria. “Estes momentos têm sido muito rico porque estabelecemos um diálogo mais próximo dos gestores e das equipes e estabelecemos as trocas de informações com relação às diversas manifestações: Elogios, sugestões, reclamações, solicitações e denúncias”, explicou a servidora da Ascoi, Socorro Sousa.

Integração funcional para servir à cidadania

Conforme o orientador da Cexat Água Fria, Valnir de Oliveira, a energia positiva se fez presente do começo ao fim do evento. “A apresentação do papel da Ouvidoria, e de seus projetos, foi de uma leveza extraordinária, de modo que a visão que se passou a ter deste tão importante órgão deixou uma sensação de união na busca pela excelência em relação ao convívio profissional com os contribuintes, bem como com os próprios colegas. Esperamos ansiosamente por outros momentos como este”, enfatizou o gestor.

Também servidora da Ascoi, Dulce Lucena ressaltou que nesses encontros, as equipes têm a oportunidade de conhecer melhor como a Ouvidoria funciona, assimilando os prazos de respostas da Ascoi, além de apresentar a situação da unidade à coordenação e à gestão superior da Sefaz. “Os dados quantitativos e qualitativos são fundamentais para que a gestão e suas equipes possam elaborar estratégias de decisão e melhorias”, pontuou a servidora.

As primeiras reuniões envolveram a Coordenadoria de Atendimento e Execução (Coate). Ainda este ano, mais duas reuniões deverão acontecer com a Coordenadoria de Arrecadação (Coart) e Coordenadoria de Coordenadoria de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (Cofit).

Sobre a Rede Estadual de Ouvidorias

A Ascoi faz parte da Rede Estadual de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual e tem suas ações acompanhadas pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE). A equipe responde por uma média de mais de 4 mil manifestações anuais, sendo enquadrada entre as cinco ouvidorias de maior demanda do estado.

“A Rede Estadual de Ouvidorias conta com 67 ouvidorias, que têm desempenhado um importante papel de fomento à cidadania, à medida que se propõem a ser este canal de relacionamento e de escuta dos órgãos públicos com a sociedade”, destaca o coordenador da Ascoi e Ouvidor da Sefaz, Jurandir Gurgel.