Monitoramento da Sefaz adere ao atendimento virtual
19 de agosto de 2025 - 13:37 ##atendimento ##SEFAZ #DTE #Monitoramento
Cássio Vasconcelos - Texto
Daniel Silva - Arte gráfica
Ampliando o projeto de Atendimento Ágil, serviço ajuda a solucionar eventuais dúvidas sobre os comunicados do Domicílio Tributário Eletrônico
O Núcleo de Monitoramento Virtual da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), a partir desta segunda-feira (18/08), aderiu ao atendimento automatizado. O suporte está disponível no Portal de Serviços, por meio do canal do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão). O objetivo é solucionar dúvidas de contribuintes e contadores sobre os comunicados enviados pela Sefaz-CE via Domicílio Tributário Eletrônico (DTe).
A iniciativa engloba o projeto Atendimento Ágil. Conforme o orientador da Célula de Atendimento da Sefaz (Ceate), Wilton Bessa, o plano tem como objetivo centralizar em sua plataforma todos os atendimentos virtuais da Sefaz.
“Dessa forma, podemos aprimorar a governança desses atendimentos, produzindo métricas visuais que vão subsidiar a gestão sobre o tempo de resposta dos SACs, o que melhora o serviço prestado pelos atendentes e gera mais satisfação por parte dos contribuintes”, pontuou o gestor.
As dúvidas podem ser enviadas para o chatbot (assistente virtual), que utiliza recursos de Inteligência Artificial. Segundo o supervisor do Numov, André Hartel, com essa iniciativa, busca-se agilizar e aprimorar o atendimento aos contribuintes, fortalecendo a conformidade tributária.
Os comunicados do DTe tratam sobre débitos fiscais, obrigações tributárias acessórias ou indícios de inconformidades. Caso a dúvida persista após a interação com o chatbot, deve-se encaminhar solicitação de atendimento complementar, gerando o protocolo de solicitação e encaminhamento ao atendente SAC.
Serviço de Atendimento ao Cidadão
Manuais de Atendimento