Sefaz-CE conquista 3º lugar do Prêmio Tributare 2025
26 de novembro de 2025 - 13:45
Carolina Mesquita - Texto
Ascom Febrafite - Fotos

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) conquistou o 3º lugar do Prêmio Tributare 2025, concedido pela Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), com o projeto “Atendimento Ágil CZRM Sefaz-CE: Governança Inteligente e Experiência Omnichannel na Transformação do Relacionamento Fisco-Contribuinte”.
A premiação ocorreu na última terça-feira (19/11), em Brasília, e contou com a presença do líder da iniciativa e orientador da Célula de Atendimento, Wilton Bessa, e da coordenadora de Atendimento e Execução, Daniela Gouveia, além de autoridades, educadores, auditores fiscais e especialistas em gestão pública de todo o país.
“Como líder do Atendimento Ágil, sinto um imenso orgulho pelo 3º lugar no Prêmio Tributare 2025. Este reconhecimento nacional valida nossa missão de transformar o relacionamento Fisco-Contribuinte com inovação e foco no cidadão. É uma vitória de toda a Sefaz-CE, desde a equipe de governança até os atendentes na ponta. Agradeço a cada servidor pelo empenho e à administração superior pelo apoio incondicional. Seguimos trabalhando para que o Atendimento Ágil seja cada vez mais eficiente e humano”, enfatizou Wilton Bessa.

O secretário da Fazenda do Ceará, Fabrízio Gomes, destacou a relevância do reconhecimento ao projeto, que tem transformado e desburocratizado a prestação de serviços da secretaria.
“Esse prêmio é uma validação da excelência do fisco cearense. Esse projeto é uma solução local com a robustez e a modernidade necessárias para o novo cenário econômico do Brasil. Tanto que essa iniciativa é uma das cotadas pelo Comitê Gestor do IBS para ser escalada nacionalmente”, revelou.
A secretária executiva da Receita Estadual, Liana Machado, pontuou os obstáculos na implementação do projeto e a visibilidade que o mesmo alcançou em meio a tantas iniciativas de sucesso.
“Gostaria de parabenizar a todos os servidores que integram a equipe do Atendimento Ágil pela premiação recebida em âmbito nacional. Uma vitória excepcional. Acompanhando o início do projeto, à época do Covid-19, a interação entre Fisco e contribuinte estava fragilizada em razão da realidade da pandemia. A implantação da ferramenta trouxe uma significativa mudança cultural na forma de relacionamento institucional, agregada à inovação e forte compromisso com a excelência no atendimento”, relembrou.

O projeto
O Atendimento Ágil é focado na experiência do usuário, utilizando a integração de múltiplos canais e a modernização de fluxos internos para promover mais eficiência e transparência no relacionamento com o contribuinte.
A iniciativa consiste na implantação da plataforma CzRM (Citizen Relationship Management) em modelo SaaS, com suporte de Inteligência Artificial (IA), governança em múltiplos níveis e forte orientação à experiência do usuário.
A prática promoveu a integração de canais (presencial, digital, mídias sociais), reorganizou fluxos de atendimento com base em complexidade e implementou um novo modelo de gestão de relacionamento orientado por dados, SLAs e indicadores como Net Promoter Score (NPS).
Com mais de 346 mil atendimentos em menos de dois anos, o projeto representa um marco em inovação, simplificação e aproximação com a sociedade.
A coordenadora de Atendimento e Execução (Coate), Daniela Gouveia, reforçou que a premiação é um reconhecimento e uma validação da estratégia da Sefaz-CE no fortalecimento da relação entre Fisco e sociedade.
“(O projeto) É fundamental para o sucesso e a cultura de uma organização que se compromete com a inovação e adequação aos novos modelos de trabalho. É um reconhecimento às equipes que demonstram excelência nesse trabalho, validando o compromisso com a inovação, construindo um modelo a ser seguido. Premiar o Atendimento Ágil é reconhecer a inovação e o esforço, que transformaram os conceitos de um projeto em uma nova realidade com alto impacto”, avaliou.

O prêmio
O Prêmio Tributare constitui um instrumento para identificação, disseminação e valorização de boas práticas de administração tributária, que contribuam diretamente com a sociedade e com a qualidade do relacionamento entre os Fiscos e os contribuintes e seus intermediários tributários.
Em sua quarta edição, a premiação levou em consideração critérios como aderência às boas práticas de administração tributária; exportabilidade e integração entre os Fiscos; benefícios à sociedade; alcance social e satisfação dos usuários; contribuição para os princípios constitucionais da administração tributária; e simplificação.