Corregedoria Fazendária

 

A Corregedoria da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Cosef) é órgão de assessoramento da estrutura organizacional da Sefaz/CE, com status de coordenadoria, regulamentada pelo Decreto estadual nº 24.544, de 15 de julho de 1997, c/c o art. 11 do Anexo I do Decreto estadual nº 33.882, de 30 de dezembro de 2020, tendo por finalidade primeira, conforme previsto no art. 2º do Anexo Único do Decreto nº 24.544/1997, zelar pela boa imagem, respeitabilidade e credibilidade da Secretaria de Estado, bem como realizar os procedimentos de correição da conduta ilícita do servidor fazendário. 

 

O trabalho da Corregedoria se propõe a ser um condutor de atitudes, atuando para consolidar os princípios, valores e normas que orientam os servidores fazendários no seu cotidiano profissional, sempre com base no estabelecido pela legislação e sem deixar de garantir direitos e resguardar a imagem dos servidores e da instituição. A ação da Cosef contribui para que a administração fazendária seja mais eficiente e compatível com as necessidades e interesses da categoria e da sociedade cearense.

 

Atualmente, a Cosef objetiva ressignificar o seu relacionamento interno, por meio de novas estratégias de prevenção e, para tanto, tem como iniciativa disseminar a cultura de integridade organizacional por meio de ações que busquem desmistificar o papel da corregedoria como espaço somente para apuração de desvios de conduta, mas como local de promoção de reflexão sobre a missão e os valores da Sefaz e de seu corpo funcional e os impactos do trabalho fazendário para a melhoria da vida de toda a população do Ceará.

 

Missão: Zelar pela respeitabilidade e credibilidade da instituição, promovendo, por meio de medidas preventivas e correcionais, uma cultura de integridade organizacional.