PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Sefaz e SSPDS fecham parceria para combater sonegação de tributos

27 de fevereiro de 2019 - 20:11 # # #

A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) firmaram, nesta quarta-feira (27/02), na sede da Receita estadual, uma parceria para o compartilhamento de dados entre as duas pastas. O objetivo é traçar estratégias conjuntas de combate à sonegação fiscal.

O titular da SSPDS, André Costa, aproveitou a ocasião para conhecer as instalações do Centro de Integrado de Informações e Operações Fiscais (Ciof), ainda em fase de estruturação. O Ciof será responsável pelo videomonitoramento da circulação de mercadorias nos 19 postos fiscais da Sefaz.
A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, disse que a aproximação entre a Sefaz e a SSPDS é muito importante para o desenvolvimento de operações conjuntas que reduzam a evasão fiscal. “A troca de informações possibilitará uma ação coordenada para combater a sonegação e o crime organizado, irmãos gêmeos em uma sociedade complexa. Ainda mais quando se fala em uma construção compartilhada de sistemas de controle e acompanhamento”, afirmou.

O secretário André Costa considerou positiva a cooperação mútua entre os dois órgãos para o enfrentamento ao crime organizado. “Sabemos que as organizações criminosas precisam de negócios lícitos para a lavagem de dinheiro. E essa integração com a Sefaz, respeitado o sigilo fiscal e as limitações constitucionais, é fundamental para ajudar no nosso trabalho e melhorar a arrecadação do Estado”, disse.

Participaram do encontro os secretários executivos da Sefaz, Liana Machado, Sandra Machado e Fabrizio Gomes; o coordenador da Fiscalização de Mercadorias do Fisco Estadual, Pedro Júnior Nunes; o comandante geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Alexandre Ávila; o delegado geral da Polícia Civil do Estado, Marcus Rattacaso; o perito geral da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Ricardo Macêdo; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, coronel Luís Eduardo Holanda e o diretor da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), coronel Juarez Gomes.