Gestoras da Sefaz participam de workshop sobre desempenho fiscal

11 de junho de 2019 - 16:53 # # #

A gestão superior da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) participou, nesta terça-feira (11), em Brasília (DF), do workshop “Boas Práticas de Gestão Fiscal”, uma promoção do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Ministério da Economia e do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

A secretária executiva do Planejamento e Gestão Interna da Sefaz-CE, Sandra Machado, integrou o painel “Avaliando a maturidade da gestão fiscal: a experiência dos estados”, que teve a moderação do especialista líder fiscal do BID, José Tostes Neto. Também participaram, desse momento, os secretários da Fazenda dos estados do Mato Grosso, Bahia, Paraíba, Sergipe e Minas Gerais.

Sandra Machado comentou sobre a evolução do modelo de gestão fiscal, que vem sendo adotado na Secretaria desde 2016. “Fizemos um diagnóstico da gestão que estávamos praticando à época e identificamos algumas oportunidades de melhorias. A partir daí, elaboramos um planejamento estratégico e apresentamos uma carta-consulta para financiamento do Profisco II (Programa de Modernização da Gestão Fiscal do Estado do Ceará )”, disse.

Na ocasião, a titular da Sefaz-CE, Fernanda Pacobahyba, destacou a sustentabilidade fiscal do Ceará e elogiou o trabalho desenvolvido pelo Banco. “A iniciativa do BID com o MD- Gefis (Metodologia para Avaliação da Maturidade e Desempenho da Gestão Fiscal) é um norte, que direciona a gestão fiscal do Estado. O Ceará tem se mostrado na vanguarda desse movimento, tendo encabeçado o Profisco I e, agora, o Profisco II. Só temos a agradecer essa parceria”, ressaltou.

No período da tarde, a secretária Sandra Machado participou ainda do painel “Destaques e boas práticas: Eixo II -Administração Tributária e Contencioso Fiscal”, ao lado do consultor José Tostes Neto.