Sefaz recebe visita de alunos da escola Monsenhor Dourado

19 de setembro de 2019 - 17:21 #

Alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Monsenhor Dourado visitaram, na tarde desta quinta-feira (19/9), a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio do projeto Escola no Fisco, uma iniciativa do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE).

Acompanhados da professora Ivaneide Farias, os estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio conheceram um pouco da história da Sefaz, aprenderam sobre finanças públicas e refletiram acerca da cidadania. Para a educadora, a visita é uma oportunidade de ver, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

“Já vimos os tributos municipais, estaduais e federais. Eles também tiveram noção de como é a arrecadação e por que devem pedir a nota fiscal. Viram ainda a definição de sonegação fiscal. Comecei a observar a percepção deles mudando. Trabalho em cima da valorização do que é público, e falo que o público também é deles”, ressaltou a professora.

A gestora do PEF-CE, Imaculada Vidal, destacou a importância do pagamento de tributos para a concretização de políticas públicas. “Esse dinheiro precisa retornar para a sociedade em forma de estradas, hospitais, escolas, políticas públicas para os jovens, para as mulheres, para os idosos”, observou.

Os jovens também conferiram a palestra do assessor de Controle Interno e Ouvidor da Fazenda, Marcos Saraiva, sobre a estrutura organizacional da Fazenda. Ele ressaltou também as boas práticas de gestão fiscal adotadas pelo Governo do Estado.

O estudante Maxwell Rodrigues disse que o tema da educação fiscal precisa ser disseminado para toda a sociedade. “Foi muito importante saber como funciona o sistema tributário, como é a arrecadação, porque é isso que vai manter uma boa condição para a sociedade. Esses assuntos precisam ser levados para mais pessoas, para as escolas”, afirmou.

Centro de Memória

Após as palestras, os alunos fizeram uma visita guiada ao Cento de Memória da Sefaz, onde puderam ver documentos e objetos antigos, alguns datados do início do século 20.

Programa de Educação Fiscal

A Secretaria da Fazenda desenvolve, desde 1998, o Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE), com o objetivo de promover o exercício da cidadania, por meio da conscientização sobre a função socioeconômica dos tributos.

Diversas atividades, com foco na participação e no controle social, vêm sendo realizadas ao longo dessa trajetória. Entre elas estão a formação de professores, na modalidade de ensino presencial e a distância; a promoção de palestras para estudantes do ensino fundamental ao universitário; o estímulo à pesquisa acadêmica; além da elaboração de livros e cartilhas infantis sobre tributação e cidadania.

Nos últimos quatro anos, mais de 30 mil pessoas, entre estudantes, professores e servidores, foram mobilizadas.

Serviço:

Para participar do projeto Escola no Fisco é preciso agendar a visita pelos telefones (85) 3108-1232 e (85) 3108-0587 ou pelo e-mail educacaofiscal@sefaz.ce.gov.br.