Sefaz realiza evento em comemoração ao Dia do Servidor Fazendário

12 de outubro de 2019 - 16:01 # # # #

Fotos -Tiago Stille

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) realizou, na manhã deste sábado (12/10), no Cineteatro São Luiz, o evento Ser Fazendário, em comemoração ao Dia do Servidor Fazendário – celebrado em 28 de setembro, ao Dia do Servidor Público (28 de outubro) e aos 183 anos da Instituição. As atividades contaram com a participação do governador Camilo Santana e do historiador Leandro Karnal, que ministrou a palestra “Ética no Serviço Público”.

A programação começou com a acolhida da Banda de Música da Polícia Militar do Ceará. Em seguida, a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, deu boas-vindas a todos os participantes e elogiou Camilo Santana pela forma humana com que conduz o Governo do Estado. “Gostaria de externar a minha imensa gratidão por vocês estarem aqui, em especial ao nosso governador que traz as luzes de um comando maravilhoso, um homem que pensa no futuro, que tem a delicadeza de cuidar das pessoas, mas sabe também da importância das inovações tecnológicas e o Governo tem sido permeado por isso”, enfatizou.

A secretária ressaltou a importância da Sefaz na construção de um Estado mais justo e menos desigual.  “O Ser Fazendário se conecta às emoções. O mundo vai passar por muitas transformações nos próximos anos e precisamos nos preparar. Venho falando acerca de propósitos. Vivemos hoje em uma sociedade adoecida porque não temos propósito para viver. O servir ao público é um propósito. Trabalhamos no Centro da Cidade e temos a oportunidade de ver, todos os dias, a realidade dos catadores. Isso não é por acaso. Precisamos da conexão com essas pessoas para entendermos o nosso papel, para que tenhamos um olhar diferenciado, para não aceitarmos essa desigualdade”, frisou.

O governador Camilo Santana parabenizou todos os fazendários pelo dia da categoria e agradeceu o trabalho de qualidade que vem sendo executado pela Secretaria da Fazenda. “Nós sabemos o momento difícil que o Brasil viveu, talvez uma das piores crises econômicas dos últimos cem anos. Isso afeta a vida das pessoas. Aqui no Ceará, a gente fez um esforço muito grande para manter o estado equilibrado, com pagamentos em dia, com investimentos. E a Secretaria da Fazenda é o grande pilar para que o Estado possa concretamente operacionalizar suas ações. Vocês são a base de qualquer estrutura de governo, que vai gerar riquezas e oportunidades para as pessoas”, afirmou.

O governador destacou os resultados fiscais positivos alcançados nos últimos anos e elogiou as boas práticas de gestão adotadas no Estado. “Temos que ter muito orgulho do Ceará, por hoje ele ser, segundo a Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), o estado mais bem equilibrado do País. Mas o mais importante é o nível de investimento. Quando o Estado constrói escola, quando melhora a segurança, está fazendo investimento. E nós temos sido o estado com maior volume de investimento público do País. Batemos o recorde no ano passado, com 15,2% da Receita Corrente Líquida em investimentos. E você são os grandes responsáveis por essa situação fiscal. Minha palavra hoje é de agradecimento e reconhecimento”, disse.

Na ocasião, a secretária homenageou os secretários executivos e os coordenadores da Sefaz pela dedicação e empenho depositados na atual gestão. O servidor Napoleão Duarte, autor de um cordel sobre cidadania fiscal, também foi contemplado. O poema foi entregue ao governador Camilo Santana.

O momento também contou com um concerto da Orquestra da Casa de Vovó Dedé, grupo musical composto por crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social que encontraram na arte o caminho para a mudança de realidade.

Na sequência, o historiador e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Leandro Karnal, ministrou a palestra “Ética no Serviço Público. Com tiradas engraçadas, o palestrante abordou a mistura existente, no Brasil, entre o público e o privado, explicando as raízes dessa indefinição. “Durante muitos séculos, fomos gerenciados por um estado que considerava o País seu patrimônio. O rei era dono, na prática, do País. E essa é uma característica da história brasileira. No Brasil, ninguém estava exercendo o cargo, quase todo mundo era o cargo. Por isso, é que se cria a pior frase da nossa tradição política. Você sabe com quem está falando?”, ressaltou.

Sempre com humor, Karnal instigou a plateia a refletir sobre a democracia, que, segundo ele, é imperfeita, mas ainda é o melhor regime. “O artigo 5◦ da Constituição Federal de 1988 estabeleceu coisas muito importantes, por exemplo a criminalização do racismo, a igualdade de gênero, o estabelecimento de que a nossa política externa será solidária, de que o Brasil vê na justiça social um elemento importante. Isso não é plataforma política, é a nossa Constituição. A democracia aceita que a gente trabalhe o consenso, mas aceita que as digressões possam se transformar em coerções. Algumas pessoas, erradamente, acreditam que a democracia pode ser mais instável que a ditadura. A ditadura é um espaço que não se discute em público nada”, afirmou.

Segundo ele, o Estado Democrático de Direito é uma conquista. “Todos aqueles que não entenderem o que é um Estado Democrático de Direito cometem crime constitucional. É golpista, criminoso, inimigo da lei aquele que diz o contrário. Eu posso ter total de divergência de você sobre todos os aspectos, menos sobre a lei. Ah, eu sou racista, é o meu jeito. Não. Continua sendo crime. Gostar de coentro, de Elis Regina ou de Gilberto Gil, isso é gosto. Mas não se discute crime de racismo, pedofilia, violência contra a mulher”, disse.

Ética

Citando situações do dia a dia, Karnal falou sobre os valores éticos e a sobre a conduta dos servidores públicos. “A ética deveria ser a grande virtude do servidor público. Se eu sou um ladrão em uma empresa privada, eu prejudico um CPF. Se eu sou um ladrão no serviço público, eu prejudico toda a sociedade”, expressou. O palestrante acrescentou que a ética deve ser um esforço contínuo e lembrou da frase do filósofo Aristóteles: “A virtude ética é adquirida pelos hábitos, não nascemos com ela, mas nossa natureza é capaz de adquiri-la e aperfeiçoá-la”.

Participantes

Além de servidores, colaboradores e aposentados da Sefaz-CE, participaram da manhã de comemoração os secretários estaduais Élcio Batista (Casa Civil), Flávio Jucá (Planejamento e Gestão) e Inácio Arruda (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior); o deputado federal e ex-secretário estadual da Fazenda, Mauro Filho; o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Rattacaso; o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), Juarez Gomes Nunes; além de representantes da Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e da Escola de Gestão Pública (EGP). Os vereadores de Fortaleza Idalmir Feitosa e Ronivaldo Maia também marcaram presença.