Fazenda realiza mais uma edição do Sefaz Dialoga nesta segunda-feira

22 de novembro de 2019 - 13:00 # #

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) promove, nesta segunda-feira (25/11), às 14h, no auditório da sede III da Instituição, a segunda edição do projeto Sefaz Dialoga, iniciativa desenvolvida para aproximar, ainda mais, o Fisco estadual da sociedade. A ação será voltada para profissionais e estudantes de Comércio Exterior, servidores fazendários e demais interessados.

No encontro, auditores fiscais abordarão aspectos relativos à tributação do comércio exterior. Às 14h, a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, abrirá o evento. Em seguida, o servidor Aurélio Pinheiro falará sobre as alterações na legislação do ICMS no Comércio Exterior. Às 15h, Delcilândia Aguiar esclarecerá sobre a exoneração do ICMS e a certificação de Não Similaridade. Logo depois, Sérgio Luís Oliveira apresenta o tema “Sistema SISCOEX e a calculadora do ICMS Importação”. Às 16h, Moacir José Danziato discorre sobre as inovações em operações de comércio exterior.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, ressalta que o Sefaz Dialoga surgiu para aproximar ainda mais a Receita estadual dos cidadãos. “A Secretaria da Fazenda tem como foco a transparência, a simplificação e a desburocratização, motivo pelo qual se faz necessário o fortalecimento dos canais de diálogo com a sociedade, por meio da educação fiscal. Precisamos estar mais conectados, mais juntos dos contribuintes”, enfatiza.

As inscrições para o Sefaz Dialoga estão abertas e serão realizadas conforme a disponibilidade de vagas. Os interessados devem enviar um e-mail para o endereço eventos@sefaz.ce.gov.br, informando o nome completo e a instituição de ensino ou local de trabalho. O evento será transmitido ao vivo pelo Instagram @sefazceara e, posteriormente, disponibilizado no canal do Youtube (http://bit.do/sefazceara).

Programação

14h | Abertura
Com Fernanda Pacobahyba, secretária da Fazenda do Ceará

14h30 | Alterações relevantes na legislação do ICMS no Comércio Exterior
Com Aurélio Ferreira Pinheiro (Sefaz-CE)

15h | Exoneração do ICMS e certificação de Não Similaridade
Com Delcilândia Lopes Aguiar (Sefaz-CE)

15h30 | Sistema SISCOEX e a calculadora do ICMS Importação
Com Sérgio Luís Xavier Oliveira (Sefaz-CE)

16h | Inovações em operações de Comércio Exterior
Com Moacir José Barreira Danziato (Sefaz-CE)

16h30 | Considerações finais

Público-alvo

Profissionais e estudantes de Comércio Exterior, servidores fazendários e
demais interessados

Serviço

Data: 25/11
Horário: 14h
Local: Auditório da Sefaz, sede III (Av. Alberto Nepomuceno, 6, Centro, Fortaleza-CE)