Sefaz promove palestras sobre liderança e proteção de dados

3 de março de 2020 - 17:17 # # # #

Dando continuidade ao projeto Ciclo de Palestras 2020 – Na Trilha do Conhecimento, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) recebeu nesta terça-feira (03/03), no auditório da sede III da Instituição, os conferencistas Zeca de Mello, Mariana Zonari e Gilson Aragão.

Ao abrir o encontro, a secretária do Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, Sandra Machado, agradeceu aos participantes e disse que a rodada de palestras faz parte de um programa de capacitação que busca promover a atualização dos servidores. “Estamos trazendo as melhores empresas de treinamento e os melhores palestrantes porque entendemos que precisamos desenvolver as pessoas para entregar à sociedade o melhor desempenho que uma Secretaria da Fazenda possa ter”, afirmou.

A palestra do professor Zeca de Mello teve como tema “Aprender, desaprender e reaprender: desafio para pessoas e organizações”. Ele abordou a importância da ética, da empatia, do engajamento e da confiança em um mundo acelerado, complexo e cheio de incertezas. Para o consultor, que também é filósofo e doutor em Teologia, saber aprender é uma competência fundamental para lidar com o novo, com as transformações da era digital.

A mudança, segundo Mello, requer aprendizagem, impõe a criação de novos modelos mentais. “Mas será́ que pessoas educadas em um modelo tradicional de educação sabem aprender?”, lançou o questionamento. Segundo ele, esse é um grande desafio para as pessoas e as organizações. “Nós que fomos formados na escola das respostas certas, no mundo das certezas, temos que aprender a lidar com as incertezas”, ressaltou.

O palestrante arrematou com frase do escritor americano Alvin Toffer: “Analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender”. Isso não significa, segundo ele, que o líder tem de descartar o que aprendeu, mas sim buscar um distanciamento, colocar-se no lugar do outro para ver o mundo sob outras perspectivas, criando, assim, um ambiente de confiança.

Proteção de dados

O segundo momento do Ciclo de Palestras foi reservado ao painel Governança de Dados: Foco na LGPD, que contou com a participação da advogada Mariana Zonari e do professor e fazendário aposentado, Gilson Aragão. O coordenador da Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria da Sefaz, Marcos Saraiva, atuou como moderador. Eles abordaram as principais diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entra em vigor em agosto deste ano.

Mariana Zonari falou sobre os impactos da LGPD no setor público e na vida das pessoas. “Esqueçam esse negócio de que a lei veio para dificultar o uso dos dados. A própria lei fala que ela veio para permitir desenvolvimento tecnológico, econômico e de inovação. A essência é essa”, ressaltou. Ela discorreu ainda sobre o alcance da legislação, destacando que as novas regras visam proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade, bem como o livre desenvolvimento da personalidade.

Para o painelista Gilson Aragão, o principal objetivo da nova lei é garantir a proteção dos dados pessoais e oferecer à sociedade um maior controle sobre as informações que os setores público e privado armazenam sobre ela. “O impacto para os órgãos públicos e empresas privadas será grande na medida em que elas – enquanto organizações que armazenam dados das pessoas – passarão a ter a obrigação de guardá-los com segurança, sempre em benefício do cidadão”, pontuou.

O ouvidor Marcos Saraiva definiu os dados como o novo petróleo. “Temos que ver essa questão como uma oportunidade, mas também como riscos. Oportunidades porque quando temos dados, temos conhecimento. Mas também temos os riscos da perda de dados, do manuseio errado, de ter um big data manuseando dados de toda a humanidade com interesses que não são os melhores”, comentou.

Saraiva disse ainda que a Sefaz está tomando uma série de medidas voltadas para a segurança da informação. “Temos que ter uma secretaria que seja compliance (que esteja em conformidade) com a LGPD e com toda a legislação que trata da proteção de dados”, frisou.